O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, nesta sexta-feira, 4, acordo de cooperação técnica entre os governos do Ceará e da Paraíba para fortalecer o combate à criminalidade. O termo estabelece condições de cooperação mútua, com objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico e a ampliação das trocas de informações entre órgãos da Segurança Pública, fortalecendo o trabalho de investigação e inteligência. O momento aconteceu em João Pessoa, na Paraíba.
Ao destacar o valor do acordo, Elmano citou o reforço na segurança de ambos os estados, além de projetar a expansão da parceria para toda a região. “Com a assinatura desse acordo, firmamos uma importante parceria para viabilizar a troca de informações entre as secretarias de segurança do Ceará e da Paraíba. Essa integração é fundamental para tornar mais eficiente o trabalho das forças de segurança. A meta é integrar os sistemas de segurança com todos os estados do Nordeste e utilizar a tecnologia para facilitar a identificação dos infratores”, explicou.
Com a assinatura do acordo, Ceará e Paraíba irão realizar um intercâmbio de dados via webservices disponibilizados nas plataformas em cada estado. A medida possibilitará o cruzamento de dados de forma dinâmica e, desta forma, a geração de alertas diversos entre as partes envolvidas.
“Estamos fazendo a conexão do nosso sistema com o Ceará, e essa troca de informação é fundamental para elucidação de crimes que possam acontecer. Esse é o primeiro passo para que a gente possa fazer a ligação de todo o Nordeste, garantindo mais segurança aos cidadãos”, disse o governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo.
RECURSOS HÍDRICOS

Também na sexta, o chefe do Executivo cearense assinou pacto entre governadores do Nordeste e Governo Federal para garantir uma governança eficiente das águas da transposição do rio São Francisco. A solenidade contou com as presenças do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT); do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB); da governadora de Pernambuco, Rachel Lyra (PSDB); da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); entre outras autoridades.
O governador Elmano destacou a importância da existência de um canal aberto de diálogo entre governadores do Nordeste e o Governo Federal.
“Quero elogiar a disponibilidade do ministro para efetivamente praticar o diálogo, construir entendimentos com todos. É muito importante nós valorizarmos esse canal com o Governo Federal, sempre desenvolvendo algo positivo. Sempre que nos movimentamos neste sentido, quem ganha é a população. Sabemos da importância dessas obras, da chegada dessa água para o nosso povo. Só temos a agradecer por esse diálogo propositivo, efetivo e positivo para todos nós”, disse.
Waldez Góes corroborou com a fala do governador do Ceará, ressaltando que a conversa com os governantes nordestinos é fundamental para que o Governo Federal saiba em primeira mão quais as necessidades de cada estado. “É conversando com os governadores do Nordeste que ficamos sabendo quais são as necessidades de cada um, seja em recursos, obras. Assim, diminuímos qualquer distância que possa ser criada entre os Estados e o Governo Federal para seguir avançando”, apontou.
ÁGUA PARA O NORDESTE
Segundo o Governo do Estado, o Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água para 12 milhões de pessoas nos estados de Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, contemplando 390 municípios. O empreendimento hídrico é composto por dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros de extensão; e Leste, com 217 quilômetros. As estruturas captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região.
