Nesta terça-feira, 1°, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei 3.643, de 2015, de autoria do líder do Governo Lula na Câmara, o deputado federal cearense José Guimarães (PT-CE). A Lei declara a tradição e o uso do pau de arara como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Segundo Guimarães, apesar das mudanças que as romarias têm sofrido, o legado e a cultura do pau de arara são o motivo para tal sanção. “A cultura do pau de arara é muito forte, é o símbolo dos romeiros e das romeiras”, disse.
Em suas redes sociais, o petista publicou o encontro com Lula no momento de sanção da matéria.
Ver essa foto no Instagram
Fernando Santana (PT), deputado estadual, também foi outro parlamentar presente na ocasião. Em suas redes, Santana comentou sobre a importância da Lei para os romeiros cearenses.
“Um meio de transporte conhecido e usado por centenas de milhares de romeiros que se deslocam para os grandes centros de evangelização do país, como o nosso Juazeiro do Norte, de Padim Ciço, e Canindé, de São Francisco das Chagas”, destacou.
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, enfatiza que a Lei traz reconhecimento de todos aqueles romeiros que, durante décadas, fizeram uso do veículo para se locomover e pagar suas promessas, e do valor simbólico muito importante para a cidade de Juazeiro do Norte e Canindé, no estado do Ceará.
O gestor também acompanhou a sanção da matéria. “Fiz questão de estar aqui hoje, representando o nosso município e a nação, uma vez que os romeiros são determinantes para o desenvolvimento da nossa cidade e a gente tem que reafirmar sempre a importância, o nosso respeito e gratidão a toda a nação romeira, que se desloca, anualmente, para o nosso município”, enfatizou.
