O governador Elmano de Freitas (PT) sancionou, nesta quinta-feira, 28, a criação da Secretaria da Proteção Animal. O secretário da pasta, como adiantado pelo OPINIÃO CE, deve ser o deputado federal Célio Studart (PSD). Elmano, inclusive, disse haver possibilidade do pessedista assumir a pasta. O parlamentar não pôde comparecer ao evento, mas foi representado, na ocasião, pelo chefe de seu gabinete. Com a iminente escolha de Célio para o órgão, o PSD passa a fazer parte da base governista.
Uma aliança com o PSD pode ser considerada estratégica para as eleições municipais do próximo ano. Terceiro partido com o maior número de Prefeituras no Estado, a legenda possui grande força no Sertão Central. A região, aliás, concentra número expressivo de prefeitos filiados ao bloco dissidente do PDT representado por Cid Gomes, presidente estadual interino do partido e favorável à retomada da aliança com PT.
Célio Studart, por sua vez, se filiou ao PSD no último ano e tem como pauta central a causa animal. Ele é advogado, idealizador do Movimento São Francisco e fundador do Instituto Politizar, ONG de educação política. Em 2022, o parlamentar foi o terceiro deputado federal mais votado no Ceará, com 205.106 votos, atrás apenas de André Fernandes (PL) — 229.509 votos -; e Júnior Mano (PL) — 216.531 votos -.
Conforme o governador, no entanto, o PSD já faz parte da base do governo. “O PSD já integra a base do nosso Governo. Os três deputados do PSD têm apoiado o nosso Governo”, disse. Nas eleições governamentais do ano passado, o partido apoiou Roberto Cláudio (PDT), já que Domingos Filho (PSD) era o candidato a vice-governador da chapa.
A PASTA
Com orçamento de cerca de R$ 46 milhões, a Secretaria de Proteção Animal terá 59 cargos comissionados, além do quadro de servidores. É a 33ª Secretaria criada pelo Governo Elmano. A pasta também contará com um orçamento de anual de quase R$ 3,6 milhões apenas de gasto com pessoal.
Entre as atribuições da Secretaria, estão a promoção e o fortalecimento da assistência médica veterinária em todo o Estado, mediante a construção, operação e gestão de estruturas, equipamentos e pessoal capacitados; e execução de políticas de controle populacional de animais na Capital e Interior, por meio de castração disponibilizadas por unidades móveis e fixas como hospitais, clínicas e congêneres.
O entendimento para a Secretaria de Proteção Animal foi feito entre o secretário de Articulação Política (Seap) do Ceará, Waldemir Catanho, e o presidente do PSD estadual, Domingos Filho.
METAS
Segundo Elmano, o governo já possui objetivos para a Secretaria da Proteção Animal. Conforme o chefe do executivo estadual, os primeiros objetivos são: a ampliação do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Ceará (Uece); abertura de edital para credenciamento de entidades, para garantir ajuda financeira aos abrigos de animais; e abrir parceria com os municípios do Estado para a causa animal.
“A demanda do hospital universitário é muito grande, então não conseguimos tomar conta. Como o determinado nível de investimento, conseguiríamos atender as demandas, com um hospital aberto 24h, para a população que não pode pagar”, afirmou.
