O 1º Festival Gastronômico Mercado São Sebastião está prestes a agitar a capital cearense com uma proposta audaciosa: produzir a maior panelada do mundo. O evento acontecerá nesta sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de julho, respectivamente, a partir das 18h, e terá entrada totalmente gratuita. Os chefs do mercado estão preparados para cozinhar 500 kg da tradicional iguaria nordestina para os participantes do festival. A informação do evento foi divulgada pelas redes sociais do Mercado.
View this post on Instagram
Conforme a Associação do Mercado São Sebastião de Fortaleza (Amess), organizadora do festival, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, a panelada é uma iguaria nordestina, elaborada com tripas, estômago e pés de boi. Geralmente, o prato é acompanhado com arroz, pimenta, limão e, em Fortaleza, ainda tem o cuscuz de milho para agregar no prato. Alguns historiadores defendem que o prato tem origem portuguesa, enquanto outros são enfáticos ao atestar sua genuinidade nordestina.
Além da degustação da deliciosa panelada, o festival contará com apresentações artísticas para animar o público. Na sexta-feira, 28, o palco será animado pelas atrações Chapéu de Couro e Cacimba de Aluá, enquanto no sábado, 29, será a vez de Joelma Rios, Chico Pessoa e Dedim Gouveia Jr. agitarem o público com seus shows.
O Mercado São Sebastião, localizado na rua General Clarindo de Queiroz, nº 145, no Centro de Fortaleza, é um espaço histórico e importante para a gastronomia local. Com esse festival, o mercado reafirma seu compromisso em promover a cultura culinária do Ceará e oferecer aos visitantes uma experiência gastronômica autêntica e saborosa.
MAIS RECORDES
Vale lembrar que o Mercado São Sebastião já tem um histórico de quebra de recordes. Em novembro de 2019, durante o I Festeja Buchada, integrado à I Virada Cultural de Fortaleza, o mercado conquistou o recorde de maior buchada do mundo, com 135 kg da iguaria regional, certificado pelo Ranking Brasil e pelo Guinnes World Records. Com uma panela de barro gigante, foram servidas cerca de 1.500 porções de buchada para os cearenses que participaram do evento. O sucesso dessa iniciativa promete impulsionar ainda mais a expectativa para o 1º Festival Gastronômico Mercado São Sebastião.
