Acontece nesta quinta-feira, 27, às 18h30, no Ginásio do Vozão, em Porangabuçu, o 1º Congresso sobre Racismo, Homofobia e Violência nos Estádios. A iniciativa e a organização do evento são da Coordenação de Torcidas Organizadas. O evento ocorre após a reincidência de cantos e gritos homofóbicos durante partidas de futebol do Ceará na Arena Castelão. Coordenador de Torcidas Organizadas, Alfredo Viana Filho, fala da importância do congresso e da forma de conscientização para o torcedor alvinegro no combate a essas práticas, que ferem o Direito Desportivo.
“Primeiramente, eu gostaria de afirmar a importância de um evento dessa grandeza. Estaremos no clube juntamente com diretores, presidentes de torcidas organizadas e os alvinegros em geral para que possamos esclarecer diversos pontos e combater essas atitudes, que, infelizmente, se fazem presentes nos estádios. Não há mais espaço para isso no futebol. Temos que combater estas práticas”, reforçou.
O evento é destinado principalmente a dirigentes de torcidas. O acesso ao congresso será feito pela Rua Major Weyne, 1040, em Porangabuçu.
O congresso contará com a presença do promotor de Justiça Edivando Elias de França, coordenador de do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), do Ministério Público do Ceará (MPCE); Regis Alves, representante da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), além de representantes das polícias Civil e Militar.
Conforme a diretoria do Ceará, atitudes como essa reforçam o compromisso da instituição no respeito a toda diversidade e minorias, no intuito de emancipar atitudes discriminatórias, sejam elas por crença, raça ou orientação sexual.
SERVIÇO:
1º Congresso sobre Racismo, Homofobia e Violência nos Estádios
- Data: 27 de julho de 2023 (quinta-feira)
- Horário: 18h30
- Local: Ginásio do Vozão (Rua Major Weyne, 1040, Porangabuçu)
