Menu

Sarto participa de reunião com líder do programa de saúde da Bloomberg

O prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), participou, nesta quinta-feira, 20, de reunião com a líder do programa de Saúde Pública da Bloomberg Philanthropies, Kelly Henning. O encontro teve o objetivo de discutir iniciativas já realizadas pela Prefeitura de Fortaleza, com a instituição e também de ampliar parcerias.

“Acabando de sair de uma reunião com o time que trata de saúde pública aqui na Bloomberg Philanthropies, com quem a gente desenvolve algumas parcerias. E agora a gente está aplicando pra fazer outra parceria com a intenção de prevenir doenças e problemas decorrentes de pressão alta, a hipertensão”, explicou o prefeito Sarto.

Por meio do programa Partnership for Health Cities (PHC), Fortaleza vem desenvolvendo políticas públicas para salvar vidas, fazendo a prevenção de doenças não transmissíveis (DANTs) e lesões. A gestão fortalece as ações de vigilância da qualidade do ar, com a implantação de uma rede de 25 sensores de baixo custo para coletar dados sobre a poluição. A iniciativa se soma ao trabalho já realizado pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Essa já é a terceira etapa do programa PHC em Fortaleza. De 2017 até hoje, a iniciativa Partnership for Health Cities já possibilitou ações de incentivo ao uso de bicicleta, como o sistema Bicicletar Corporativo, e também estratégias para o enfrentamento da pandemia, como o sistema de rastreio de casos da Covid-19.

“Com o trabalho que estamos realizando, nossa expectativa é expandir a parceria com a Bloomberg Philanthropies e avançar nos esforços para prevenir hipertensão arterial e suas complicações”, enfatizou Sarto.

O prefeito de Fortaleza cumpre agenda em New York a convite da Bloomberg para participar de programa de lideranças da instituição em parceria com a Harvard. O programa Bloomberg Harvard City Leadership capacitará 40 prefeitos de todo mundo para promover o desenvolvimento e reduzir desigualdades sociais nas cidades. Sarto Nogueira é o único gestor municipal da América do Sul selecionado para participar de curso. Além da programação presencial na sede da Bloomberg, o curso terá aulas virtuais durante um ano.