Menu

Cadeiras de setores inferiores do Castelão devem ser removidas ainda neste ano

Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará

A Arena Castelão passará por uma mudança em sua estrutura. Seguindo recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), as cadeiras dos setores Inferior Norte e Inferior Sul serão removidas. No início do ano, o governador Elmano de Freitas (PT) se posicionou favorável à retirada das cadeiras onde tradicionalmente ficam as torcidas organizadas. A previsão é que a retirada aconteça em setembro deste ano.

Com a decisão, tomada após acordo entre o MPCE, a Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), os clubes, a Federação Cearense de Futebol (FCF) e o Corpo de Bombeiros, devem ser retirados cerca de 5,9 mil assentos de cada um dos dois setoresNo setor superior, no entanto, a remoção dos assentos não pode ser realizada devido à altura dos degraus. Com mais de 40 centímetros de altura, a retirada das cadeiras poderia provocar acidentes.

RECOMENDAÇÃO

Em nota enviada ao OPINIÃO CE, o Ministério Público esclarece que a retirada de cadeiras dos setores inferiores Norte e Sul “tem o objetivo de garantir mais segurança ao torcedor e mais liberdade às torcidas organizadas para fazerem suas manifestações”.

“A retirada das cadeiras visa prevenir as repetidas ocorrências de destruição das mesmas ao fim das partidas, quando muitas são quebradas, arrancadas e até arremessadas. Tais eventos causam não apenas prejuízos aos clubes e ao Estado, mas risco de lesão a todos os presentes. A previsão é que a obra seja realizada em setembro deste ano”.

Conforme o MPCE, os espaços onde hoje ficam as cadeiras serão equipados com barras de contenção, conforme exigência do Corpo de Bombeiros, e destinados às torcidas organizadas. Embora historicamente as torcidas ocupem o anel superior da Arena Castelão, a retirada não poderia ser feita nessa área, pelo fato de os degraus terem mais de 40 centímetros de altura – o que poderia provocar mais acidentes.

O Ministério Público reforça, ainda, que, sem as cadeiras, os setores terão mais espaço livre para a circulação de agentes da Polícia Militar, que poderão realizar um melhor monitoramento. A medida já é realidade em outros países e estados brasileiros como estratégia para aumentar a segurança em estádios e outros equipamentos esportivos. Além da mudança, o Nudetor ressalta ainda que as torcidas organizadas deverão apresentar cadastro à PM, se adequando ao que determina a Nova Lei Geral do Esporte.

Também em nota ao OPINIÃO CE, a Sesporte disse apenas que “está conduzindo o processo de análise de retirada das cadeiras dos setores inferiores norte e sul, após manifestação de todos os órgãos envolvidos e concluso o processo a secretaria irá prestar as informações necessárias”.

ELMANO A FAVOR

No dia 28 de fevereiro, o governador Elmano realizou visita à Arena Castelão, em entrega do novo gramado da praça esportiva. Na ocasião, o chefe do executivo estadual comentou a retirada de cadeiras nos setores Norte e Sul, onde as Torcidas Organizadas de Ceará e Fortaleza ficam.

Para o petista, à época, os setores onde ficam as Organizadas não deveriam ter cadeira. O governador, no entanto, frisou que essa não era uma decisão apenas dele.

“Mas eu quero fazer isso dialogando efetivamente com a Federação [Cearense de Futebol], com os clubes, com as torcidas… não acho que seja uma decisão apenas minha”, explicou.