Menu

Governo do Ceará e Unicef assinam termo para identificar crianças não vacinadas no Estado

Nesta quinta-feira, 13, o Governo do Ceará e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) assinaram o Termo de Adesão à Estratégia de Busca Ativa Vacinal (BAV), cujo objetivo é identificar crianças não vacinadas no Estado. Representando o governo estadual, a vice-governadora Jade Romero (MDB) participou da cerimônia. Além dela, estiveram presentes, também, o representante da Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil; a chefe de saúde do Unicef no Brasil, Luciana Phebo; e a secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.

Segundo Jade, a iniciativa mostra que o Ceará está conseguindo ser mais efetivo na saúde. “Isso diz de erradicar doenças, de diminuir a entrada por síndromes respiratórias em hospitais. É a prevenção, é fortalecer a Atenção Primária da Saúde”, explicou.

Conforme informou Luciana Phebo, a iniciativa tem o propósito de vacinar as crianças que ainda não foram vacinadas ou que estão com a vacinação incompleta. “Uma das principais estratégias é promover a intersetorialidade, porque ir atrás das crianças que ainda não estão vacinadas não é só uma questão de saúde, é uma questão de educação, de assistência social”, pontuou.

De acordo com Tânia Mara, mais de 170 municípios do Estado já aderiram a BAV, com estimativa de que o percentual chegue a 100%. segundo a gestora da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o papel do governo estadual é apoiar e dar suporte aos municípios. 

BUSCA ATIVA VACINAL

A Busca Ativa Vacinal é composta por uma metodologia de mobilização social e uma plataforma tecnológica de acesso gratuito para apoiar os governos municipais e estaduais na identificação, registro e monitoramento de crianças não vacinadas.

Com isso, a BAV permite o rastreamento da cobertura de vacinação de rotina de crianças e adolescentes, contribuindo para identificar e responder a vulnerabilidades que levam a não vacinação para estabelecer estratégias de encaminhamento dessas crianças aos serviços de saúde e atualizações de vacinação.