Nos últimos dias, equipes da Polícia Militar (PM) realizaram apreensões de diversos materiais perigosos, como carretéis de linha com cerol, na região da Grande Messejana. A utilização de cola misturada a vidro moído, para passar nas linhas das arraias, é uma prática perigosa que pode causar ferimentos profundos, e até mortais, nas vítimas.
Além disso, nas ações preventivas realizadas pelas equipes do 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM), os policiais militares conscientizaram adultos e crianças sobre os perigos do uso do material. Os carretéis com a substância cortante foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) para a posterior destruição do material.
DICAS IMPORTANTES
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) oferece dicas que podem salvar vidas, no atendimento pré-hospitalar, em casos de ferimentos causados por linhas com cerol. O uso da substância que leva pequenos fragmentos de vidro em linhas de arraias (também conhecidas como pipas, papagaios, paquetes, dependendo do estado da Federação) é uma prática perigosa que pode causar ferimentos em contato com a pele. O material que torna a linha cortante pode provocar ferimentos profundos que devem receber atendimento imediato.
O CBM orienta sobre como as pessoas podem proceder em casos desse tipo e evitar o agravamento do quadro da vítima. As orientações são gerais, sobre o que pode ser feito antes da chegada dos socorristas, profissionais treinados para o atendimento mais adequado à vítima. No entanto, diante de possíveis cenários, o mais importante é acionar o atendimento médico especializado o mais rápido possível.
SEGURANÇA
A segurança dos envolvidos deve ser prioridade nesse cenário. No primeiro momento, você deve se certificar, ao analisar o ambiente, de que você e a vítima estão fora de perigo de novas lesões ou agravamento dos ferimentos. Além disso, não entre em contato com a linha que contém cerol, mesmo que ela esteja enrolada no corpo da vítima. A retirada do material deve ser feita apenas por profissionais qualificados.
ACIONAR A EMERGÊNCIA
Depois de confirmar que o ambiente está seguro, entre em contato e acione o serviço de emergência. No Ceará, o acionamento pode ser feito pelos telefones 190, 192 e 193. Ao entrar em contato, você deve passar informações precisas sobre a localização da vítima e a ocorrência, bem como da gravidade dos ferimentos.
PROCEDIMENTOS INICIAIS
O sangramento pode ser contido com a aplicação de pressão direta sobre o ferimento, com a utilização de gaze ou um pano limpo. Se possível, eleve a parte do corpo ferida para reduzir o fluxo sanguíneo. Os fragmentos de vidro ou a linha devem ser removidos apenas pelos profissionais.
ACALMAR A VÍTIMA
Tente confortar e tranquilizar a vítima enquanto aguarda a chegada dos socorristas. Converse com ela, pois isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o medo, que podem dificultar o atendimento à vítima.
