Menu

Elmano envia projeto à Alece para poder nomear presidente do Cearaprev

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará um projeto de lei complementar enviada pelo governador Elmano de Freitas (PT) que visa modificar a Lei Complementar nº 184,de 21 de novembro de 2018, que estabelece a criação da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev). O objetivo é estabelecer um novo processo para a seleção do líder da Fundação, mantendo os requisitos de competência e reputação já estipulados na legislação como necessários para ocupar o cargo.

Conforme o projeto de lei, a responsabilidade pela nomeação do principal dirigente da Cearaprev passaria a ser do Governador do Estado.

Em 9 de março deste ano, Elmano publicou no Diário Oficial do Estado a nomeação de José Juarez Diógenes Tavares, ex-superintendente de Obras Hidráulicas (Sohidra), como o novo presidente da Cearaprev, em substituição a João Marcos Maia, que ocupava o cargo desde a criação da Fundação, em 21 de novembro de 2018.

Segundo o Governo do Ceará, a Cearaprev foi estabelecida para administrar o regime próprio de previdência social dos servidores públicos civis e militares do Estado, conhecido como Sistema Único de Previdência Social do Estado do Ceará (Suspec). A Fundação está vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), sendo responsável pela “administração, gerenciamento e execução do SUSPEC, incluindo a captação e gestão dos recursos e fundos previdenciários, além da análise dos processos previdenciários referentes à concessão, pagamento e manutenção dos benefícios previdenciários”.

PERFIL DO NOVO PRESIDENTE

José Juarez Diógenes Tavares é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui pós-graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de um MBA em Gerência Financeira e Negócios Empresariais para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Durante 33 anos, ele atuou como servidor do Banco do Brasil, ocupando diversas posições, desde escriturário até superintendente regional, passando por cargos como caixa executivo, supervisor, gerente de suporte, gerente adjunto, gerente geral, auditor, educador corporativo e gerente de núcleo de Recuperação de Crédito. Além disso, exerceu dois mandatos como prefeito do município cearense de Iracema, localizado no Vale do Jaguaribe, entre 2013 e 2020.