Menu

Nesta segunda (3), audiência na Alece debate efetivação do Parque Estadual das Carnaúbas

Nesta segunda-feira, 3, às 14h, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (CMADS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza audiência pública para debater a efetivação do Parque Estadual das Carnaúbas, localizado entre os municípios de Granja e Viçosa do Ceará. A reunião ocorre nos auditórios 1 e 3 do Complexo de Comissões Técnicas. 

Conforme o requerente do debate, o deputado estadual Renato Roseno (Psol), a unidade de conservação foi criada em 2006, com cerca de 10.000 hectares, mas seu funcionamento não foi regulamentado.

“O parque não foi implantado de fato, não apresenta qualquer estrutura (sede administrativa, cercas ou placas de identificação) que indiquem sua implementação e, atualmente, encontra-se sob constantes ameaças de desmatamento, principalmente visando às atividades irregulares de mineração e de construção de usinas eólicas”, afirmou.

Na avaliação do parlamentar, isso ameaça os objetivos do parque de “proteger e preservar áreas representativas do bioma caatinga, inclusive nascentes de rios e bicas localizadas nos municípios”. O psolista lembra que a região possui um grande potencial de ecoturismo, devido a belezas naturais existentes no lugar, como cachoeiras, cavernas, cânion, piscinas naturais e sítios arqueológicos. Além disso, de acordo com Renato Roseno, o lugar possui vegetação e diferentes ecossistemas – como caatinga, cerrado e remanescentes da Floresta Amazônica – e diversidade de fauna. 

A AUDIÊNCIA

Para a audiência, foram convidados o vereador de Fortaleza Gabriel Aguiar (Psol) e representantes das secretarias do Meio Ambiente do Ceará (Sema); do Turismo do Ceará (Setur); do Turismo Cultural e Meio Ambiente de Viçosa e do Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental de Granja

Também receberam convites, entidades como a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ibiapaba, o Coletivo Granja e o Ministério Público Federal (MPF).