Na tarde desta terça-feira, 27, o prefeito José Sarto (PDT) anunciou contrato de operação de crédito da Prefeitura de Fortaleza junto à Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$ 250 milhões. O acordo faz parte do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa 2). Ainda na terça, a base aliada de Sarto na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), criticou os empréstimos da gestão Elmano.
Na ocasião de assinatura do contrato, o gestor da Capital agradeceu a contribuição da CEF com o município de Fortaleza. “Hoje, somos o primeiro PIB da região [Nordeste], a cidade que mais abre postos de trabalho, que tem o menor percentual de desemprego e a que mais capacita”, disse.
“Esse recurso do Finisa 2, em especial, de R$ 250 milhões, nós vamos usar para construir novos postos de saúde, para reformar a UTI do IJF 1, além de outras obras importantes para dinamizar a economia de Fortaleza”, completou o prefeito.
Na terça-feira, deputados estaduais criticaram os empréstimos solicitados pela atual gestão do governador Elmano de Freitas (PT). Dentre os parlamentares, Antônio Henrique (PDT), da base do prefeito Sarto, também participou do grupo que desaprova os empréstimos do executivo estadual.
FINISA 2
Segundo a prefeitura, os recursos do financiamento vão ser usados para estimular o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo da Capital do Estado. Tais realizações pretendem ser alcançadas por meio de obras de infraestrutura voltadas ao comércio local e urbanização. Além disso, a Finisa 2 também vai destinar recursos para a implantação e reforma de equipamentos na área da Saúde, aumentando a quantidade de leitos para atendimento, modernização e aquisição de equipamentos para melhor qualidade de serviços prestados ao cidadão.
“Os recursos vão garantir a continuidade do alto padrão de investimentos em Fortaleza, proporcionando uma vida mais digna e menos desigual a todos os moradores dos diversos territórios que integram a nossa Cidade”, ressaltou Flávia Teixeira, titular da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin)
INTERVENÇÕES
Dentre as intervenções, a Prefeitura de Fortaleza anunciou as seguintes realizações:
- Reforma e construção de postos de saúde;
- Reforma e modernização da UTI do Hospital Instituto José Frota (IJF);
- Construção de novos Centros de Referência da Assistência Social (Cras);
- Ampliação do projeto Hortas Sociais;
- E implantação de boxes comerciais em conjuntos habitacionais.
O contrato prevê ainda a reforma de dois centros esportivos: o Ginásio da Parangaba e o Estádio Municipal do Bom Jardim.
Para Elaine Carlos, superintendente da CEF no Ceará, o contrato assinado se torna histórico para a instituição no Estado devido ao montante a ser financiado. “O Finisa da Caixa é uma operação de crédito, que prevê capacidade de pagamento de acordo com a avaliação do município, e ela pode ser aplicada em várias frentes, como saúde, pavimentação, saneamento, iluminação”, explicou.
