O senador Cid Gomes (PDT), que cumpriu agenda mais cedo no Porto do Pecém pela Comissão de Hidrogênio Verde instaurada no Senado, convocou uma reunião extrapartidária para a noite desta segunda-feira, 26, com figuras de peso do PDT no Ceará. Entre os presentes estão o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, o prefeito de Sobral e irmão de Cid, Ivo Gomes, os deputados federais Idilvan Alencar e Enfermeira Ana Paula, além dos deputados estaduais Osmar Baquit e Guilherme Bismarck, e o vereador de Fortaleza, Júlio Brizzi.
Foi deliberado no encontro que haverá a formação de uma comissão para conversar com o presidente nacional licenciado, Carlos Lupi, que assumiu um ministério no governo Lula (PT), para “decidir o próximo passo”, de acordo com o prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo. A definição pode sair em até 10 dias. Ao todo, mais de 10 prefeitos participaram do encontro convocado por Cid, que já demonstrou publicamente o interesse de assumir a presidência estadual do partido no Ceará, hoje nas mãos de André Figueiredo, que também está na presidência nacional interinamente.
Idilvan Alencar saiu da reunião antes do fim e definiu o encontro como de “pessoas do PDT que querem a convocação da executiva (estadual)”. Um documento foi produzido e assinado pelos presentes. Cid ouviu deputados, prefeitos e vereadores. “Tinha gente que apoiou o Roberto Cláudio nas eleições passadas”, explicou Idilvan, citando os prefeitos Maurição, de Senador Pompeu; Ednardo Filho, de Forquilha; e Vlademir Antonio Barella, de Iguatu. Para Idilvan, o PDT precisa de uma grande mudança no Ceará.
Questionado sobre possível saída de Cid, o parlamentar negou. “Não. Ele está ouvindo. Fez um histórico, desde 2022, da eleição para governador, e depois vai falar”, narrou. Idilva também destacou a quantidade de membros do diretório: “não deu para contar, mas tinha muita gente, tinha gente em pé”, disse.
REUNIÃO EXTRAPARTIDÁRIA
O OPINIÃO CE apurou junto à equipe de Cid que o encontro não se trata de um evento do senador, mas de uma reunião de “integrantes do diretório estadual”. A lista de presença inclui justamente os nomes que não compareceram ao Encontro Regional do PDT. Evandro Leitão chegou ao local do encontro com outras lideranças do PDT e que compõem a base de Elmano, como Osmar Baquit e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho. O presidente da Assembleia, contudo, se reuniu com o senador em seu escritório e chegou ao local acompanhado de Cid.
Na recepção, Baquit anunciava Evandro como “o futuro prefeito de Fortaleza”.
A presença de nomes de peso do partido mostra a liderança de Cid no Estado, que é favorável à retomada de uma aliança com o PT. Mais cedo, Cid esteve em agenda, no Porto do Pecém, ao lado do governador Elmano de Freitas (PT), de quem é aliado. A reunião extrapartidária desta segunda-feira, 26, reúne mais pedetistas com mandato eletivo do que encontro regional do PDT, ocorrido na última semana e que não contou com as presenças do senador e do presidente da Casa, Evandro Leitão.
ANDRÉ FIGUEIREDO
Durante encontro regional do partido, o presidente André Figueiredo evitou entrar em detalhes sobre as ausências de lideranças locais, mas destacou que a sigla no Ceará, em princípio, não compõe a base do governo estadual. “Eu não sou base do Governo do Ceará, mas alguns deputados do nosso partido integram a base, até porque tivemos candidatura própria, mas o Elmano de Freitas ganhou no primeiro turno e esses deputados tiveram liberdade para compor a base do governador na Assembleia”, frisou André.
Delegações dos nove estados nordestinos participam do encontro regional, com destaque para as de Alagoas e Sergipe.
