Menu

Prefeitura desiste de derrubar árvores para reforma em praça do Antônio Bezerra

Ao OPINIÃOCE, a Seinf informou que as árvores não serão mais retiradas. Foto: Igor de Melo/Fortaleza EC

A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) informou, em nota ao OPINIÃO CE, que as 49 árvores que seriam retiradas em projeto de reforma da Praça Ipiranga, no bairro Antônio Bezerra, não serão mais removidas. Na última sexta, 23, a deputada federal Luizianne Lins (PT) protocolou o envio de um ofício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) e à Secretaria Executiva Regional III solicitando a não retirada das árvores. Segundo a Seinf, seria construída uma Escola Areninha no local. O novo espaço ainda será definido.

“A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) informa que não será feita a supressão de árvores para a instalação da Escola Areninha do bairro Antônio Bezerra. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de estudos para a definição de um novo espaço para a implantação do equipamento de educação. O projeto inicial, que previa a construção da escola na Praça da Ipiranga, precisou ser modificado devido à presença de cobertura vegetal existente”, informou a pasta.

Em suas redes sociais, Luzianne comemorou a decisão. “Uma vitória das lideranças e de toda a comunidade do Antônio Bezerra que, juntas com nosso mandato, fizeram uma importante ação de mobilização pelo verde da nossa cidade!”, escreveu a parlamentar.

O PROJETO

De acordo com a Seinf, o projeto de reforma da praça e de construção da Escola Areninha se encontra em fase de estudos para a definição de um novo espaço para a implantação do equipamento. O projeto inicial, que previa a construção da escola na Praça da Ipiranga, precisou ser modificado devido à presença de cobertura vegetal. A pasta ressalta, ainda, que a gestão municipal segue ampliando a cobertura vegetal da Capital como forma de aumentar a qualidade de vida e o bem-estar da população”.

De 2021 até o momento, segundo a Prefeitura, foram plantadas mais de 140 mil árvores em Fortaleza, entre espécies medicinais, ornamentais, frutíferas, arbóreas e arbustivas. Os plantios são realizados a partir de diversas ações e programas executados por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Infraestrutura e Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza.

SOBRE A ESCOLA ARENINHA

A Escola Areninha é um espaço educacional construído ao lado das Areninhas onde os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental têm aprendizado de língua portuguesa e matemática, além de aulas esportivas no contraturno escolar. Cada Escola Areninha beneficia 320 crianças da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, existem cinco equipamentos deste tipo na Capital e até o final de 2024 a meta é ter 50 Escolas Areninhas em diversos bairros da cidade.