Menu

Dividido e sem Cid e Evandro, PDT inicia por Fortaleza a série de encontros regionais

Foto: Reprodução/Instagram

Bastante dividido no Ceará, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) deu início a série de encontros regionais do partido pelo Nordeste. Embora os “caciques” da agremiação presentes à solenidade não tenham tocado no assunto, foi impossível deixar de perceber o não-comparecimento do deputado estadual Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), e do senador Cid Gomes, no momento, politicamente brigado com o irmão, Ciro Gomes, e com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, além do esfriamento da relação com o ex-prefeito Roberto Cláudio. Esses três foram muito ovacionados pelos pedetistas presentes ao encontro regional.

Sarto, por exemplo, chegou ao local do evento, Oásis Atlântico Fortaleza Hotel, na Avenida Beira Mar, acompanhado do ex- governador e ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes e foi carregado nos braços até o salão onde o encontro regional acontece. Antes da fala do deputado federal André Figueiredo, presidente estadual e nacional (interino) do PDT, Sarto falou de sua gestão, destacando o crescimento de Fortaleza, que é a primeira capital, economicamente falando, do Nordeste.

LIBERDADE

O Encontro Regional do PDT começou às 19h30. André Figueiredo evitou entrar em detalhes sobre as ausências de lideranças locais do partido, porém salientou que o PDT no Ceará, em princípio, não compõe a base do governo estadual.

“Eu não sou base do Governo do Ceará, mas alguns deputados do nosso partido integram a base, até porque tivemos candidatura própria, mas o Elmano de Freitas ganhou no primeiro turno e esses deputados tiveram liberdade para compor a base do governador na Assembleia”, frisou André Figueiredo.

O deputado federal lembrou os 19 anos de falecimento de Leonel Brizola (21 de junho de 2004) e ironizou os que perguntaram quem iria carregar o caixão do PDT depois da morte do fundador do partido. Delegações dos nove estados nordestinos participam do encontro regional, com destaque para as de Alagoas e Sergipe. O encerramento está previsto para esta sexta-feira, 23, quando serão apresentadas as deliberações da legenda, principalmente sobre o futuro político nas eleições municipais de 2024.