A titular da Secretaria da Juventude (Sejus) do Governo do Estado do Ceará, Adelita Monteiro(Psol), concedeu, nesta segunda-feira, 19, uma entrevista à jornalista Kézya Diniz, no programa Conexão Assembleia, da rádio FM Assembleia (96,7MHz). Durante a conversa, Adelita enfatizou que entre as iniciativas planejadas para sua gestão está a implementação das Casas da Juventude, ou “Cajus”, com a oferta de serviço que vão deste o empreendedorismo à saúde psíquica dos jovens, uma orientação que, segundo a parlamentar, veio do próprio governador Elmano de Freitas (PT).
“Queremos instalar esses equipamentos em todo o Ceará, dos bairros periféricos dos grandes centros urbanos até o menor dos municípios, e essa é uma das principais recomendações do governador – dar o mesmo tratamento aos pequenos municípios que se dá à Capital”, afirmou Adelita, que frisou que esses centros de referência serão adaptados à realidade de cada localidade e terão no conselho de jovens local a matriz orientadora das demandas que cada equipamento deve atender.
Além disso, Adelita informou que a equipe da secretaria está buscando parcerias com outras secretarias, ministérios, parlamentares federais e até organizações internacionais, a fim de desenvolver políticas que atendam à diversidade da juventude. Ela mencionou uma articulação com a Organização das Nações Unidas (ONU) para um projeto voltado para jovens vítimas de gravidez indesejada e evasão escolar.
Ainda durante a entrevista, a secretária ressaltou que esse momento inicial é de planejamento e direcionamento. A transversalidade do tema da juventude implica que todas as secretarias têm projetos e políticas voltados para os jovens e, que, embora o governador forneça diretrizes, nem tudo depende exclusivamente dele ou do secretariado. Adelita pediu compreensão e paciência, enfatizando o compromisso de todo o corpo político em fortalecer o estado do Ceará, exigindo um planejamento cuidadoso das políticas que serão implementadas nos próximos anos.
Adelita, uma das fundadoras do Psol no Ceará e militante antiga da juventude fortalezense, afirmou o compromisso de Elmano com “aqueles que mais precisam” e por “colocar o povo no centro dos debates, visando construir políticas eficazes de forma mais democrática possível”.
