Menu

Sarto anuncia obras de recuperação do Parque Rio Branco, no Joaquim Távora

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou que assinará, na próxima semana, ordem de serviço para reforma do Parque Rio Branco, localizado no bairro Joaquim Távora. O projeto prevê melhoria em pisos, áreas de praça, acessos ao parque, ciclorrotas e espaços para animais de estimação. “Também iremos reformar o anfiteatro e implantar uma academia ao ar livre e um parque infantil. Além disso, o Parque Rio Branco terá plano próprio de manejo, que irá nortear o uso do espaço e do Riacho Rio Branco, que atravessa o local”, informou Sarto Nogueira.

O Prefeito também reforçou que, desde 2021, a atual gestão já realizou o plantio de mais de 139 mil árvores em Fortaleza. “Nunca havíamos plantado tantas árvores na nossa cidade. Esse trabalho envolve espécies medicinais, ornamentais, arbustos e também árvores frutíferas. E, claro, priorizamos espécies nativas, o que facilita a adaptação e ajuda no equilíbrio com a nossa fauna”, celebrou.

Dentre as iniciativas de arborização estão o programa Árvore na Minha Calçada, em que a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) favorece o plantio de árvores semi-adultas a pedido da população; o projeto Sementinha, em que são plantadas mudas de árvores frutíferas em escolas municipais; e a distribuição livre de mudas realizada pela Seuma e pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor).

“Cada uma dessas ações vêm contribuindo para ampliarmos a cobertura vegetal de Fortaleza. E nos orgulhamos muito quando sensibilizamos e envolvemos os cidadãos. Uma Cidade com mais árvores, com mais verde, é um lugar mais agradável, com mais conforto térmico e com melhor qualidade do ar, o que traz mais bem-estar e saúde para toda a população”, relatou o prefeito Sarto.

O prefeito também celebrou a ampliação do projeto de microparques urbanos, cuja ordem de serviço foi assinada no dia 5 de junho. Como relatou, os 30 novos microparques serão implantados em áreas degradadas de Fortaleza, próximos às escolas públicas municipais. A intensão é permitir com que crianças e as comunidades locais possam ter lazer e vivenciar experiências ao ar livre.

Sato lembrou que, com os parques, as crianças podem, desde cedo, aprender sobre responsabilidade cidadã e conservação do meio ambiente. “Assim, estamos cultivando uma sementinha. Pois as crianças têm um potencial transformador, multiplicador, de sensibilizar as famílias e atraírem mais aliados nessa causa tão importante, do meio ambiente”, ressaltou.

SANEAMENTO

Sarto destacou também o programa Se Liga na Rede, que interliga residências à rede de esgotamento sanitário. O programa, que conta com investimento do Banco Mundial (Bird), já realizou 2,3 mil ligações, beneficiando moradores da Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor e Pirambu. “É um trabalho que proporciona mais saúde e qualidade de vida para as famílias, mas o impacto é muito maior, pois evita que os resíduos das casas sejam despejados incorretamente em galerias de drenagem e, até mesmo, nas ruas”, afirmou o Prefeito.

Ainda na área de saneamento, Sarto Nogueira sobre o programa de videoinspeção do sistema urbano de drenagem, realizado pelo robô Pluvi. O Pluvi já inspecionou 96 quilômetros de galerias pluviais e a meta é que ele percorra, até o próximo ano, 180 quilômetros. Até o último mês, o robô auxiliou na retirada de 432 toneladas de resíduos que estavam obstruindo as galerias de drenagem.

QUALIDADE DO AR

Outra ação ambiental destacada pelo Prefeito é a nova rede de monitoramento da qualidade do ar de Fortaleza. No último mês, a Prefeitura instalou 25 monitores de ar de baixo custo em pontos estratégicos da cidade, o objetivo é coletar dados atmosféricos e, a partir deles, criar políticas públicas para reduzir a poluição em Fortaleza.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Fortaleza registra, pelo menos, 400 mortes por ano ocasionadas por doenças relacionadas à poluição do ar, como doenças pulmonares, cardiovasculares e até mesmo cânceres. O sistema de monitoramento é um ponto de partida, sendo uma iniciativa com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), OMS, Bloomberg Philanthropies e Vital Strategies”, informou.