Aracati foi uma das 16 cidades, de todo o Brasil, homenageadas no VIII Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União, que começou na terça-feira, 13, e termina nesta quinta-feira,15, em Brasília. O prêmio foi concedido após avaliação da equipe técnica do Ministério da Gestão e Inovação.
A nota alcançada por Aracati, 63 pontos, foi a maior na categoria das cidades que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes. Ela mede o nível de maturidade da governança e da gestão pelo critério maior pontuação em que foram observados número de habitantes, o produto interno bruto (PIB) per capita e segue a boa aplicação do Instrumento de Melhoria e Governança e Gestão (IMGG). A honraria foi entregue na terça-feira, durante o evento “Reconhecimento Nacional Rumo à Gestão e da Inovação em Serviços Públicos”, que integra o VII Fórum Nacional de Transferências e Parcerias da União.
Para o prefeito de Aracati, Bismarck Maia, a certificação significa que a administração dele promoveu e continua a realizar grandes mudanças e está no caminho certo. “A comprovação de uma inovadora gestão fiscal/Financeira com a melhor classificação pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) é a base para conseguirmos priorizar a educação com o maior número de novas escolas, a saúde com o melhor hospital municipal do Estado, o maior número de areninhas esportivas, equipamentos turísticos e mais de 150 quilômetros de estradas em asfalto no interior do município, entre outras conquistas”, frisou.
O fórum tem como tema “Parcerias e diálogos para a melhoria da governança e gestão das políticas públicas”. O objetivo do encontro é promover o fortalecimento da governança, da melhoria da gestão e do controle, bem como apresentar e discutir as inovações e experiências empreendidas no âmbito das transferências de recursos públicos, aprimorando, assim, a execução de políticas públicas, com vistas à melhoria de vida do cidadão.
