A praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, teve pré-aprovada a renovação nacional da chancela ecológica Bandeira Azul, prêmio ecológico internacional que comprova as boas práticas ambientais concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. A aprovação foi realizada durante reunião do júri nacional do programa Bandeira Azul, que aconteceu na última segunda-feira, 5, no dia Mundial do Meio Ambiente. A praia do Cumbuco passou pela avaliação de uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, entre outros.
Dos candidatos à certificação Bandeira Azul, o Cumbuco e mais 44 foram locais pré-aprovados pelo Júri Nacional, sendo 34 praias e 11 marinas, que serão recomendadas para avaliação do Júri Internacional, que se reúne em setembro, em Copenhague, na Dinamarca, para avaliação final.
O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (sem partido), comemorou a novidade e destacou a renovação da certificação. “É com muita felicidade que recebo essa notícia. Isso mostra que estamos no caminho certo. No caminho da sustentabilidade e respeito ao nosso meio ambiente marinho. A Prefeitura de Caucaia trabalha seriamente para a sustentabilidade do nosso município através de diversas iniciativas como ações de limpeza da orla, revitalização das praias e do entorno e educação ambiental da nossa população”, pontuou o prefeito.
O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Araújo, destacou que para a renovação do Programa Bandeira Azul, o município segue com atividades de monitoramento da qualidade da água, educação ambiental, limpeza de praias e a adequação da sinalização na praia do Cumbuco. Além disso, o presidente do Imac reforçou que o órgão segue desenvolvendo atividades para manter o cuidado com o meio ambiente em toda a extensão do litoral do município. “É importante lembrar que todo o litoral da cidade de Caucaia é considerado excelente pelas análises de balneabilidade até agora executadas. Portanto, são próprias para as atividades de lazer e esporte”, reforçou Leandro.
