Menu

Governo e indústria calçadista firmam acordo para manter 3,8 mil empregos no Vale do Curu

Após muitas conversas e negociações, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (SDE), assinou termo de acordo, nesta sexta-feira, 9, com a empresa calçadista Paquetá Shoes Company. O objetivo é garantir a manutenção de 3,8 mil trabalhadores que moram no Vale do Curu. A indústria, sediada no Rio Grande do Sul, está em processo de recuperação judicial desde 2019, e houve atraso dos salários, aumentando a possibilidade de a empresa fechar as portas, deixando milhares de pessoas desempregadas, com o agravante de não receberem os direitos trabalhistas.

No dia 26 de maio, houve uma reunião entre o titular da SDE, Salmito Filho, e o secretário-executivo da Paquetá, Joaquim Rolim. O acordo não foi assinado devido a problemas burocráticos alegados pelo Governo do Estado, segundo informou o deputado federal Danilo Forte (União-CE) naquele dia. O parlamentar, entretanto, agora comemora assinatura do acordo que os 3,8 mil empregos, sem contar que as folhas de pagamento de abril para trás foram pagas.

“Nesta sexta, 9, 3,8 mil pais e mães de família vão dormir mais tranquilos: conquistamos um Termo de Compromisso entre o Governo do Ceará e a Paquetá Shoes Company que evitou o fechamento das fábricas da calçadista no Ceará. A Paquetá é a principal empregadora do Vale do Curu. Sem ela, o desemprego iria se espalhar por toda a região”, escreveu Danilo Forte em suas redes sociais”.

Danilo Forte lembra que a indústria é maior empregadora do Vale do Curu, beneficiando famílias que moram em Pentecoste, Tejuçuoca, Apuiarés, Uruburetama, Irauçuba e Itapajé.