Foi inaugurada nesta quarta-feira, 7, em Itaitinga, a nova fábrica da Eletra Energy Solutions, empresa do grupo chinês Hexing. Cerca de 100 novos postos de trabalho devem ser abertos já no primeiro ano de operação. A nova unidade, que contou com investimento inicial de cerca de R$ 17 milhões, vai produzir hidrômetros eletrônicos ultrassônicos para atender o mercado de saneamento. A Eletra já é a maior fabricante de medidores e soluções para o mercado brasileiro de energia.
O governador Elmano de Freitas (PT) participou da inauguração. Ao lado do CEO da Eletra Energy, Ruy Cheng, e de outros executivos, o mandatário conheceu as novas instalações e processos de produção da empresa. Elmano destacou o impacto da expansão não só na geração de empregos, mas também para induzir a inovação no setor energético.
“Sinto alegria ao entrar nessa fábrica e ver centenas de cearenses trabalhando. São famílias que constroem suas vidas com dignidade. Além disso, a Eletra desenvolve aqui projetos inovadores, com pesquisadores brasileiros que fazem adaptação de produtos para o mercado local. Isso representa colaboração e oportunidades aos talentos que temos em nossa sociedade. Nisso, destaco que a nova produção vai garantir ao cidadão a cobrança do que é de fato consumido. Isso também permite avanço para que a Companhia de Água saiba onde está o desperdício na rede”, disse.
Ruy Cheng agradeceu o apoio do Estado e destacou que a empresa seguirá “aderindo aos princípios de inovação e desenvolvimento sustentável para fornecer melhores produtos”.
Presente na inauguração, a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, também falou sobre a expansão da Eletra. “Nós, cearenses, estamos muito orgulhosos com essa iniciativa que representa mais oportunidades de trabalho. Nas Relações Internacionais, estamos em contato com as empresas estrangeiras para que venham e criem essas oportunidades, desenvolvendo o Ceará. Nosso estado é exportador de talentos, e nós temos o objetivo de manter aqui os nossos talentos. Isso é importante para o momento que vivemos diante das energias renováveis”, frisou.
ECONOMIA
Em 2016, a empresa inaugurou a primeira fábrica no parque industrial da Eletra, em Itaitinga. Na época, foram investidos aproximadamente R$ 52 milhões na unidade fabril de 36 mil m². No início das operações, a fábrica começou empregando 650 colaboradores e, hoje, o número passa dos 1.200 empregados.
A Hexing tem mais de 30 anos de história, com ampla experiência no desenvolvimento e fabricação de produtos e soluções em medição inteligente, com atuação em 90 países e fábricas ao redor do mundo. Com estrutura de alto nível, a Eletra Energy, criada em 2010, atende aos mais exigentes padrões mundiais de segurança e de normas de qualidade, como a certificação ambiental ISO 14001. A empresa também está alinhada com as mais modernas práticas sustentáveis adotadas pelo mercado. Outro destaque é o cumprimento de todos os processos éticos de transparência e de compliance
A holding está na bolsa de valores de Xangai e aplica parte dos dividendos na fábrica de Itaitinga.
