Menu

Fortaleza bate recorde e abre mais de 55 mil novas empresas em 2022

Foto: Reprodução/ Facebook

Fortaleza abriu 55 mil novas empresas em 2022, segundo anunciou o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). O resultado superou o desempenho da Capital em 2021, quando foram criadas 54.115 instituições. A mudança significa uma melhora de 2% em relação ao ano anterior. Em 2023, até o momento, o Painel Mapa de Empresas da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, do Ministério da Economia, aponta que 18.758 matrizes e filiais foram abertas em Fortaleza, números superiores aos registrados no mesmo período no ano passado. 

A abertura das 55 mil novas empresas segue a mesma dinâmica de anos anteriores no Estado, com a Capital sendo o município que mais criou constituições. No ano passado, a cidade foi seguida por Caucaia (3.935) e Juazeiro do Norte (3.007). Em fala sobre o resultado da pesquisa, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, afirmou que a marca atingida é fruto do trabalho da Prefeitura, que vem, segundo ele, atuando na desburocratização e na facilitação de novos negócios na cidade.

“Isso demonstra que a política pública do prefeito, de apostar no pequeno empreendedor (que gera sete em cada 10 empregos), em qualificação profissional e crédito orientado, vem dando muito certo. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste e a capital que mais gerou empregos no Norte e Nordeste em 2022”, explicou o titular da SDE. 

Nas suas redes sociais, Sarto comemorou o resultado e destacou a facilitação da criação de novos negócios em Fortaleza. “É resultado do talento da nossa gente para empreender, mas também se deve a uma política de desburocratização de serviços e de incentivos fiscais realizada pela Prefeitura, que contribui com uma ambiência favorável ao surgimento de novos negócios”, afirmou. 

EMPREGO E RENDA

O deputado estadual Queiroz Filho (PDT), aliado do prefeito na Assembleia Legislativa, falou, durante plenária na Casa, que o emprego e a renda estão crescendo na Capital. O acumulado de carteiras assinadas somados os anos de 2021 a 2023, segundo o parlamentar, é da geração de 82 mil empregos registrados. Queiroz Filho assinalou o zelo das gestões municipais do ex-prefeito Roberto Cláudio e do atual prefeito, José Sarto, com a geração de emprego e renda. O Governo do Estado, segundo o deputado, deve trabalhar mais de perto o crescimento de emprego nos municípios do Interior do Ceará.

O Estado terminou o ano passado com a criação de cerca de 107 mil empresas, como apontam os dados levantados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Dessa forma, o Ceará iniciou 2023 com 768.253 empresas em atividade simultaneamente.

Entre os negócios, o segmento que mais se destacou foi o de Serviços, em primeiro lugar com 62.678, o que representa mais da metade dos registros durante o período de janeiro a dezembro do ano passado. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, estão o de Comércio, com 35.337, e Indústria, com 9.306.