Menu

Limite da divergência “é uma decisão de cada um”, defende Gardel Rolim

O vereador Gardel Rolim (PDT) preside a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e é um dos homens leais ao prefeito José Sarto, seu correligionário. O diálogo é imperativo para quem está à frente da casa legislativa. Contudo, o momento atual de seu partido impõe desafios extras ao parlamentar. O racha das eleições passadas ainda não foi resolvido: a relação com o PT e a posição do PDT em relação ao Governo Elmano se faz sentir também na Câmara. Nem todos os pedetistas da casa votam como presidente.

Gardel Rolim não é do time que nega o racha do partido. “Tinha uma antiga liderança política que dizia: partido só é partido se for dividido. O próprio nome diz: é partido”, ilustra. “Partido é lugar de discussão mesmo, de discordar. O PDT tem essa dinâmica interna. Todos os partidos têm. Se você for olhar os grandes partidos no Brasil, os maiores têm suas correntes e suas formas de organização interna, que muitas vezes são divergentes”, explica.

Para Gardel, as diferenças no partido não podem ameaçar que se desvie do que ele define como o foco principal. “A gente tem sempre que olhar para o cidadão”, explicou. O parlamentar defende que se valorize “as muitas realizações” de 10 anos de gestão municipal do PDT em Fortaleza.

Questionado sobre qual o limite da divergência entre integrantes de um mesmo partido, ele afirma que esse é “uma decisão de cada um. A medida que alguém, que algum colega, companheiro de partido, não se sentir mais a vontade, esse aí é o limite. No dia que qualquer um de nós não se sentir a vontade dentro do PDT para dizer o que pensa, para defender as suas ideias, aí é o momento de se procurar outro destino”, defende.

APROXIMAÇÃO

O presidente da CMFor foi uma das lideranças do partido que esteve presente no encontro que o PDT de Fortaleza realizou no Conjunto Esperança. O evento faz parte das movimentações da pré-campanha, para consolidar o nome do prefeito Sarto à reeleição. Na Câmara, Gardel Rolim comanda outra itinerância, o projeto “Meu Bairro, Nossa Câmara”. A casa levará serviços para bairros de Fortaleza, como uma forma de se aproximar da população, uma marca que o parlamentar buscar imprimir em sua gestão. A primeira edição das 12 datas do projeto acontece neste sábado, 3.