O governador Elmano de Freitas (PT) se comprometeu a visitar comunidades afetadas pela mineração de urânio, no Projeto Santa Quitéria, no município homônimo ao projeto. A informação foi publicada pelo vereador de Fortaleza, Gabriel Aguiar (Psol), pelas sociais. Segundo ele, nesta quarta-feira, 31 de maio, “diversos movimentos socioambientais e indígenas que compõem a Articulação Antinuclear com a pauta única: Mineração de urânio radioativo em Santa Quitéria (Ceará)“, se reuniram com o chefe do Executivo para tratar do tema.
“Estavam presentes também os deputados Renato Roseno [Psol], Missias Dias [PT] e o vereador Valdemir Mesquita, Pé de Mola [PT]. Fizemos a defesa firme contra a exploração do urânio e o Governador se comprometeu a visitar as comunidades afetadas e também ouvir os cientistas”, disse.
Um estudo publicado em 2022 diz que a implementação da usina poderia elevar a radiação acima do limite e afetar cerca de 11 cidades cearenses. Entidades ligadas ao meio ambiente tentam barrar o empreendimento.
Ver essa foto no Instagram
O PROJETO SANTA QUITÉRIA
Empreendimento do Consórcio Santa Quitéria, o projeto se trata de um complexo mineroindustrial, ou seja, realiza tanto a extração quanto a concentração do minério e industrialização de fosfato e urânio, que, em seguida, serão transformados em produtos para produção de alimentos e geração de energia.
Localizado entre os municípios de Santa Quitéria e Itatira, a 217 km de Fortaleza, no entanto, o empreendimento tem sido alvo de críticas de movimentos sociais, indígenas e pesquisadores. Na região, aliás, estão 35 aldeias de oito etnias. São elas: Tabajara, Potyguara, Gavião, Tubiba-Tapuia, Kanindé, Karão Jaguaribara, Anacé e Tapeba. Há ainda 16 quilombos e várias pequenas propriedades rurais. A sede do município fica a 62 km da mina.
No dia 20 de abril deste ano, Elmano se reuniu com representantes do Consórcio Santa Quitéria. Em suas redes sociais, o governador disse que há expectativa de “que sejam gerados 2.500 empregos, entre diretos e indiretos“. O petista disse, ainda, que o empreendimento vai auxiliar a desenvolver a economia da região.
