O projeto Esporte em 3 Tempos, que ocorre na comunidade ribeirinha Carnaubal, em Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, vem realizando aulas de hidroginástica no Rio Jaguaribe. Mais de 100 alunos dessa comunidade praticam atividades físicas no rio com maior curso de água (633 km de extensão) do Ceará. Além da hidroginástica, os alunos do projeto tem aulas de alongamento e funcional.
O secretário do Esporte (Sesporte), Rogério Pinheiro, ressaltou a importância do projeto. “Estou muito feliz e surpreso pela aceitação da comunidade. Essa turma é inédita em nosso projeto, estamos desenvolvendo o esporte de acordo com os recursos encontrados e fomentando a prática esportiva”. O mesmo sentimento é compartilhado pelo coordenador geral do Esporte em 3 Tempos, Ailton Oliveira. “Além de ser uma grande satisfação em atender a demanda local. Estamos felizes com essa oportunidade de proporcionar atividades físicas e esportivas às margens do Rio Jaguaribe, nesse lugar belíssimo do nosso Estado”.
Já o profissional de Educação Física que atua no projeto, Lairton Lima, as aulas de hidroginástica estão mudando a vida das pessoas. “A comunidade ribeirinha vive dos projetos do rio na área da econômica, cultural e esportiva. Já estamos com um ano de projeto na comunidade ribeirinha do Carnaubal, com aulas de hidroginástica, estamos desenvolvendo a modalidade dentro do projeto Esporte em 3 Tempos, uma política nova do governo do estado que está mudando a vida de pessoas”.
PESQUISA
Além de proporcionar saúde e bem-estar para as alunas, o Esporte em 3 Tempos desenvolveu uma pesquisa entre a população ribeirinha e indígena da comunidade de Carnaubal, em relação ao nível de saúde mental. 104 pessoas responderam à pesquisa, onde 69,2% foram mulheres, 27,9% homens e 2% pessoas LGBTQIAP+.
O instrumento de análise da comunidade apontou que antes de entrarem no projeto, os participantes se sentiam desmotivados, em sua maioria, além de ansiosos. Dentro desse contexto, muitos se queixavam de dores no corpo, indisposição, preguiça, solidão, tristeza, sedentários e sem nenhum conhecimento sobre a realidade social.
Já após o Esporte em 3 Tempos, os participantes responderam que se sentem mais felizes, motivados, comunicativos, confiantes e realizados, com mais amigos, liberdade de expressão e maior entendimento sobre a realidade social da comunidade e do município, os quais fazem parte. Uma dessas alunas transformadas é Maria José Moura, 55 anos. “Só temos a agradecer pelo projeto que está trazendo benefícios para nós. Eu era uma pessoa muito acomodada, sedentária, tenho problemas de saúde nos ossos. Depois que comecei a fazer as aulas, eu sinto melhoras, não sou mais sedentária”.
