O Governo do Estado inaugurou, nesta quarta-feira, 24, a Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa da Polícia Militar, localizada no bairro Farias Brito, em Fortaleza. Além da nova sede, a coordenadoria de saúde conta com mais quatro núcleos de atenção biopsicossocial nos municípios de Juazeiro do Norte, Crateús, Quixadá e Sobral.
A coordenadoria conta com 10 consultórios multiprofissionais, 11 consultórios odontológicos, espaço para pilates, consultório de fisioterapia, auditório e espaço para trabalho em pequenos grupos. Além disso, o equipamento conta com três novas ambulâncias. Para atuarem na nova sede, 33 novos Oficiais do Quadro complementar de diversas áreas da saúde ingressaram na corporação.
A vice-governadora Jade Romero (MDB), que participou da aula inaugural de formação dos profissionais, falou na inauguração do equipamento sobre a importância da Coordenadoria da Saúde para as forças de segurança do Ceará.
“Esse importante equipamento de saúde vai atender todas as vinculadas às forças de segurança. Dos profissionais que iniciam hoje, a maior parte é composta por psicólogos. Nós sabemos da urgência que é a questão da saúde mental e ela vai ser priorizada por meio da formação e posteriormente por meio do atendimento. E esse era um sonho, porque há trinta anos não havia chamamento de profissionais de saúde para cuidar das nossas forças de segurança. Quando falamos de apoiar a nossa Polícia Militar e nossa Polícia Civil, nós sabemos que é muito importante a questão do armamento e da formação, mas é essencial também dar esse suporte médico e psicológico”, disse.
Jade também destacou mais mudanças realizadas na estrutura do local, que estava em reforma desde antes da pandemia de covid-19. “O prédio passou por uma grande reforma, temos salas para diversas áreas da saúde, todas montadas e preparadas”, afirmou.
O secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, disse que, com a chegada dos novos profissionais, haverá o reforço do apoio psicológico para as forças de segurança do Ceará em todo o Estado. “Eu gostaria de reforçar que já existe um apoio psicológico descentralizado, mas essa unidade é um ganho a mais que estamos tendo”.
A coordenadora da Saúde da PMCE, coronel Sandra Albuquerque, falou sobre o trabalho para cuidar da saúde integral dos policiais. “A nova sede vem dar uma nova energia, um novo incremento para a saúde da Polícia Militar. Vamos trabalhar na assistência, mas também muito focados na prevenção de doenças”, detalhou.
Integrante do Quadro Oficial complementar, Rômulo Bonfim participará do curso de formação que será realizado na Academia Estadual de Segurança Pública e, em breve, atuará como cirurgião-dentista no equipamento. “A gente vem de um ano de bastante empenho para chegar até o dia de hoje em que comemoramos, não só o aniversário da PM, mas também a contratação desses novos profissionais do quadro complementar que, com certeza, a gente vem pra somar e melhorar ainda mais atendimento no aspecto da saúde, no aspecto psicológico, religioso, enfim, de toda a nossa família militar”, disse.
CURSO DE FORMAÇÃO
Junto à inauguração da nova unidade, será iniciado um curso de preparação para os profissionais de saúde que atuarão no equipamento. Entre esses, 17 são psicólogos, que reforçarão uma área que foi destacada pelas autoridades, a da saúde mental. Além deles, um farmacêutico; quatro assistentes sociais; dois médicos do trabalho; um psiquiatra; um médico internista; um médico ortopedista; e seis cirurgiões dentistas também integram a equipe.
