A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) leva, ao município de Icapuí, no Litoral Leste do Estado, a Assembleia Itinerante, que conta com ações de promoção à cidadania, à cultura e atividades legislativas na primeira edição do projeto realizado pela Alece em 2023. As atividades têm início nesta segunda-feira, 22.
“Será mais uma oportunidade de levarmos o Parlamento cearense para perto das pessoas, com debate de ideias e acesso a serviços e atendimentos de suas principais demandas”, afirmou o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT). O parlamentar explicou que a Assembleia Itinerante tem como objetivo aproximar o trabalho parlamentar da população do interior do Estado.
“Esse projeto, previsto no Regimento Interno da Casa, é uma forma eficaz de descentralizar as decisões políticas, levar serviços essenciais e culturais para as comunidades e promover uma maior interação entre os representantes do povo e a população”, avaliou.
Ao longo da semana, a população do Litoral Leste poderá participar de oficinas, palestras, rodas de conversa e cursos com temáticas variadas. Na quinta-feira, 25, a partir das 9h, acontece a sessão plenária da Alece no Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças, no Centro de Icapuí.
PROGRAMAÇÃO DE ARTE E CULTURA
Como parte da Assembleia Itinerante, o Festival de Arte e Cultura promoverá um encontro de artistas de seis municípios da macrorregião do Litoral Leste nas noites de segunda, terça e quarta-feira, sempre a partir das 18h, na Praça Central Adauto Róseo.
As apresentações estarão divididas em quatro categorias: repente ou cantoria; danças ou manifestações folclóricas e tradicionais da cultura popular; música popular; humor ou esquete teatral. No dia 24 haverá a premiação dos artistas classificados em 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria.
DEBATES, OFICINAS E SERVIÇOS
Nos dias 22, 23 e 24, das 8h às 12h e das 14h às 17h, a população terá acesso a atendimento odontológico, Caminhão do Cidadão, distribuição de mudas, educação para o trânsito, atendimento jurídico e psicossocial com a Procuradoria Especial da Mulher.
Em auditório montado na praça, serão realizadas oficinas e palestras com temas como turismo, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) na sala de aula, transtorno do espectro autista (TEA), saúde vocal para o professor, políticas para a população LGBTQIA+, relacionamento abusivo e, a partir da experiência do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, uma oficina sobre prevenção de homicídios na adolescência.
No CEI Ângela Maria de Góis serão oferecidos cursos de Gastronomia, como biscoitos finos, docinhos e salgados para festa.
A Câmara Municipal de Icapuí será o local de encontro para palestra sobre boas práticas sustentáveis na Casa Legislativa e reunião técnica para discutir a problemática do setor pesqueiro e da cadeia da apicultura no dia 23 de maio e, no dia 24, de audiência técnica da Comissão de Agropecuária da Alece sobre a Reforma Agrária e a situação dos assentamentos rurais na região de Icapuí.
