Menu

Operação no Ceará apreende fósseis, resgata 200 aves e aplica mais de R$ 100 mil em multas

Foto: Reprodução/ONG BiodiverSE

A Operação Calanguban, deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), apreendeu 14 fósseis e resgatou 200 aves da fauna silvestre na Região do Cariri, interior do Ceará. Ao todo, foram aplicadas mais de R$ 100 mil em multas, além da responsabilização por crime ambiental. As apreensões aconteceram entre o último dia 11 de maio e este sábado, 20.

A ação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal, Laboratório de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri e ONG BiodiverSE. A operação visou capacitar agentes da PRF no combate ao tráfico de fósseis e animais silvestres na região. Durante o período. Também foram realizadas palestras sobre educação ambiental em escolas da educação básica.

REGIÃO

A Bacia do Araripe, onde ocorreu a operação, concentra grande área com geosítios onde são encontrados tais bens de propriedade da União, que devem ser preservados em museus e centros de pesquisas para estudos. “Cabe ao poder público o dever de preservá-los e evitar o comércio ilegal, de forma a evitar a venda de fósseis para local diverso do definido em Lei. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal local trabalham para evitar o destino ilegal desses fósseis”, aponta a ONG BiodiverSE.

Durante o período da ação, agentes da PRF passaram por treinamento especial por meio do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (Gecam), que contou com o apoio do Laboratório de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri para auxiliar na identificação dos fósseis retirados ilegalmente.