Menu

Ceará inaugura unidade do CPRaio em Novo Oriente e chega a 74 bases

Foto: Governo do Ceará/Divulgação

O governador Elmano de Freitas (PT) inaugurou neste sábado, 20, no município de Novo Oriente, no sertão de Crateús, uma nova unidade do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), totalizando 74 bases em todo o território cearense. “Eu recebi a missão de continuar a expandir o Raio pelo Ceará inteiro, uma missão que é decisiva para a segurança do povo cearense. O que estamos fazendo aqui é reforçar o trabalho de segurança nessa área e mais paz”, destacou o governador.

“Alem disso, estamos entregando também instalações adequadas para os nossos policiais. Isso é valorizar o trabalho e os nossos profissionais de segurança”, completou.

A nova base do Raio em Novo Oriente faz parte da estratégia de descentralizar as unidades do Comando a fim de dar mais agilidade no atendimento das ocorrências. Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, existem estudos que mostram que depois de um ano da chegada do Comando, foram registradas as reduções de 18% no número de homicídios e de 26% em assaltos e outros tipos de crimes. “Então, nesse trabalho integrado do CPRaio e outras forças de segurança, podemos confiar”, pontuou.

A suplente ao Senado, Janaína Farias, pontuou a importância da continuidade do trabalho com o CPRaio. “Hoje, nessa área do sertão de Crateús, nós temos cinco CPRaios. O ex-governador Camilo Santana começou com o de Crateús, a nossa ex-governadores Izolda entregou o de Ipueiras e Tamboril, e o governador Elmano, em apenas cinco meses, já inaugura o seu segundo CPRaio nessa região. Esse é o projeto que deu certo no Ceará”, destacou Janaína Farias.

NOVA BASE

Na nova base, devem ficar instalados 23 PMs, com oito motocicletas e uma viatura. A base do Raio de Novo Oriente é a 74ª – uma das inauguradas dentro da 4ª fase de expansão, fase na qual estão sendo contempladas as cidades com mais de 25 mil habitantes. “É sempre importante proporcionar mais um equipamento desse à população cearense, pois sempre estaremos ao lado do povo, trabalhando de forma integrada com o todo o sistema civil“, disse o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Sávio.

Além de duas bases na Capital, são 15 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 57 no Interior. Atualmente, o comando possui 3.019 policiais militares atuando em 73 municípios do Interior, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e na Capital, com auxílio de 1.428 motocicletas e 112 viaturas. Além disso, o município recebeu uma central de videomonitoramento. São oito câmeras espalhadas pela cidade. Atualmente, o Estado tem 71 centrais de videomonitoramento, com 4.047 câmeras no total.