Menu

Com pênalti polêmico, Fortaleza perde para o Palmeiras por 3 a 0 na partida de ida da Copa do Brasil

Yago Pikachu (Fortaleza) e Piquerez (Palmeiras), disputam a posse de bola no jogo de quarta. Foto: Matheus Amorim/Fortaleza EC

O Fortaleza perdeu para o Palmeiras/SP por 3 a 0 nesta quarta-feira, 17, no Allianz Parque, em São Paulo-SP. O jogo, válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, teve a marcação de um pênalti polêmico para o clube paulista, que resultou no primeiro gol do embate.

PRIMEIRO TEMPO

O Fortaleza, que entrou em campo com algumas modificações em relação ao jogo anterior (Tinga, Brítez, Lucas Crispim, Zanocelo e Yago Pikachu iniciaram a partida desta quarta), já começou a partida sofrendo pressão do Palmeiras. Aos 2 minutos, o Verdão criou a primeira chance dos 45 minutos iniciais com uma finalização de Raphael Veiga, mas a bola foi para longe. Aos 7, a polêmica. Caio Alexandre, do Leão, e Rony, do Porco, disputaram a posse da bola dentro da área. O atacante do Palmeiras caiu, mesmo sem muito contato do jogador tricolor, e o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães marcou o pênalti. Na cobrança, Raphael Veiga abriu o placar. 1 a 0 Palmeiras.

Aos 17, o clube mandante aumentou a vantagem com Bruno Tabata. Veiga cobrou escanteio na cabeça de Gustavo Gómez, que finalizou para boa defesa de João Ricardo. No rebote, entretanto, Tabata cabeceou para marcar o gol. O arqueiro tricolor até fez a defesa, mas a bola já havia passado a linha da trave. 2 a 0 Verdão.

SEGUNDO TEMPO

Para a segunda etapa, o Fortaleza voltou com mais fome de gol. Os primeiros dois lances de perigo foram do Tricolor do Pici, aos 5 e 8 minutos, com Hércules e Titi, respectivamente. Aos 17, Zanocelo finalizou de longe, mas a bola foi em direção do goleiro Weverton, que apenas espalmou para fora.

Apesar do Leão começar criando mais chances nos 45 minutos finais, quem quase fez o primeiro gol da etapa foi o Palmeiras. Aos 18 minutos, Rony cruzou para Rafael Veiga, que, cara a cara com João Ricardo, cabeceou na trave esquerda do arqueiro.

O Leão continuava em busca de diminuir o placar, mas não conseguia criar chances claras de gol. O Palmeiras, por outro lado, quase ampliou com o meio campista Luis Guilherme, aos 28. Com apenas 17 anos, o jovem jogador alviverde partiu da intermediária do campo de ataque, entrou na área do Fortaleza, e finalizou com perigo à meta tricolor. A bola passou rente à trave direita de João Ricardo.

Chances foram criadas dos dois lados, mas, novamente, quem teve a oportunidade clara foi o Palmeiras. Desta vez, o clube não desperdiçou, e aumentou o placar com Richard Ríos, que recebeu cruzamento de Rony, aos 43 minutos, dominou, driblou o zagueiro, e finalizou para o fundo das redes, marcando um belo gol para os mandantes. 3 a 0. Aos 46, no que seria a última chance da partida, Moisés ainda teria a oportunidade de diminuir o placar, em rebote de Weverton, mas finalizou para fora. Fim de jogo.

PARTIDA DE VOLTA

Com o placar indisposto, o Fortaleza agora precisa vencer o jogo de volta por três gols de diferença no jogo da volta para levar a disputa aos pênaltis. Marcada para o dia 31, às 19h, a segunda partida será disputada na Arena Castelão, e vai definir o clube classificado às quartas de finais da copa nacional.

O próximo confronto do Fortaleza, entretanto, será pelo Campeonato Brasileiro, contra o América/MG, no sábado, 20, às 18h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte-MG.