O Hospital Regional do Cariri (HRC), localizado em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, vem sendo alvo de debates no interior. O Sindicato dos Médicos do Ceará abriu uma denúncia sobre a frequente suspensão de cirurgias eletivas, baseado numa visita às unidades de saúde do Cariri, incluindo o HRC.
Como alternativa, o diretor financeiro e de patrimônio do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, conversou com profissionais e recebeu demandas relacionadas a melhorias para o hospital, acionando a direção do hospital, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
“O HRC possui cerca de 100 pacientes na fila para realização de cirurgias videolaparoscópicas, além das filas de cirurgias de hérnias, ressecções intestinais, histerectomias, entre outras. Segundo os médicos, esses procedimentos poderiam ser realizados por via laparoscópica se fosse disponibilizado material qualificado para tal, reduzindo o tempo cirúrgico e de internação, com menos risco de morbimortalidade e oferecendo tratamento cirúrgico padrão para a população caririense. Os médicos informaram que tem ocorrido suspensão das cirurgias eletivas com certa frequência em razão de falta ou quebra de material”, explica o diretor do Sindicato.
Os médicos sugeriram uma manutenção efetiva e criteriosa do material laparoscópico, e alguns investimentos, como mesa cirúrgica; pinças laparoscópicas permanentes; agulhas de veres; entre outros.
POSSÍVEL NOVA DIREÇÃO PARA O HRC
Outro ponto no qual o Hospital entrou como debate, foi relacionado a direção do equipamento. Atualmente, Demostênia Coelho Rodrigues, está à frente da direção-geral do HRC. Entretanto, conforme apurado pelo Opinião CE, há a possibilidade de mudança, com a indicação de Dr. Giovanni Sampaio, que é médico e, atualmente, vice-prefeito de Juazeiro do Norte.
No órgão, segundo informações, há reações contrárias por partes dos servidores, alegando a quebra de uma sequência das contratações diante de processo seletivo. Em entrevista ao Opinião, Giovanni afirmou que, caso haja confirmação, ele fará o serviço como médico, no qual tem atuação por 37 anos.
Ele confirmou a sondagem por parte do governador Elmano de Freitas (PT) e do deputado estadual Fernando Santana (PT), verificando a possibilidade de que Sampaio assuma o cargo. De toda forma, ele reitera que não passou de um diálogo.
“Eu não estou nomeado diretor do Regional, eu pedi ao governador a criação de um heliponto. Então fomos com o Quintino, com o Fernando, para encurtar distâncias, diminuir o tempo e salvar vidas. Não teve nada acertado. Estou à disposição do governador”, explicou Giovanni.
O Hospital Regional do Cariri foi inaugurado há 12 anos, em Juazeiro do Norte, com o propósito de atender 49 cidades da região do Cariri, em casos de acidentes, urgência e emergência.
