Menu

Ceará assina três acordos na World Hydrogen 2023

Foto: Reprodução/ Governo do Estado

Na última sexta-feira, 12, o Ceará encerrou sua participação na World Hydrogen 2023, em Roterdã, nos Países Baixos, com três  memorandos de entendimento (MoUs) assinados. Agora, o Estado possui 30 no total. Do evento, participaram a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), o Complexo do Pecém e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), que fecharam acordos internacionais com empresas ligadas ao desenvolvimento sustentável mundial.

“Esse evento é uma vitrine para as empresas que ainda não conhecem nosso projeto. Concluímos nossa participação muito satisfeitos porque conseguimos três novos MoUs e estamos posicionando o Pecém e, por que não dizer, o Nordeste e o Brasil como referência internacional na cadeia produtiva de hidrogênio verde”, detalhou o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.

Na edição deste ano, o Ceará assinou o Platform Zero, entre o Complexo do Pecém e outras 13 instituições de cinco países na terça-feira, 9. Na quarta-feira, 10, em evento simultâneo realizado no Porto do Pecém, o Estado assinou o Green Hydrogen Corridor, entre Complexo do Pecém, AES Brasil, Casa dos Ventos, Nexway, Havenbedrijf Rotterdam, Fortescue e EDP. Na quinta-feira, 11, foi assinado o terceiro memorando do Ceará nesta edição, com a empresa francesa Voltaila, consolidando o 30° acordo do Estado na área.

O acordo com os franceses prevê investimentos privados no Hub de Hidrogênio Verde no Estado, com colaboração das universidade locais e centros tecnológicos, visando a busca pela transição energética e a produção de hidrogênio verde (H2V). No acordo, as partes se comprometem a cooperar no desenvolvimento de projeto de hidrogênio verde, amônia verde e e-metanol. Entre as iniciativas que devem ser realizadas no âmbito do acordo, estão a capacitação de mão de obra local, a estruturação de uma cadeia de mantimentos adequados (supply chain) e condições otimizadas para uma unidade de produção dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.

“Na edição deste ano, tivemos como ponto alto a participação on-line do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, direto do Pecém, com o governador Elmano de Freitas. Ao mesmo tempo, a delegação cearense no Porto de Roterdã para assinarmos não só a parceria para implementação do corredor de hidrogênio verde entre Pecém e Roterdã, mas também e a iniciativa de portos verdes entre Brasil e Países Baixos”, ressaltou Hugo.

A Voltalia é uma das maiores empresas que investe em energia limpa no Nordeste e conta hoje com cerca de 1.500 colaboradores. Ela produz e vende eletricidade gerada a partir de instalações eólicas, solares, hidráulicas e de biomassa que possui e opera, além de possuir soluções de armazenamento.

Além dos acordos, também foram realizadas  reuniões com possíveis futuros clientes do Porto do Pecém durante o evento.

WORLD HYDROGEN 2023

A World Hydrogen é uma das maiores feiras relacionadas ao hidrogênio como fonte de energia do mundo. Anualmente sediado em Roterdã, o evento reúne empresas privadas e estatais para discutirem sobre o futuro do uso do hidrogênio verde como fonte de energia renovável. Além de energia, a feira também discute questões relacionadas ao consumo e preservação de bacia hidrográficas do mundo.