Menu

Com mando de campo, Ceará enfrenta Tombense buscando sair do Z4

Foto: Felipe Santos/cearasc.com

O Ceará enfrenta o Tombense-MG neste sábado, 12, em duelo válido pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023. Jogando em casa, no Estádio Presidente Vargas, o Alvinegro ainda não venceu em casa na competição e busca sair do Z4. A partida será transmitida no SporTV e no Premiere. Com o mando de campo da equipe alvinegra, o confronto não será transmitido no Pay Per View para o território cearense.

O Vovô vem de derrota para o Vitória-BA por 2 a 0 no PV,  na última quarta-feira, 10, em partida adiada da quarta rodada da Série B deste ano. No último jogos, o Alvinegro chegou a duas derrotas como mandante no certame nacional. Sem pontuar em casa, e também sem marcar gols, o Ceará joga buscando sua primeira vitória como mandante do campeonato. Até o momento, a equipe cearense disputou duas partidas em casa. Na primeira rodada, ainda sob o comando de Gustavo Morínigo, o time perdeu para o Guarani-SP por 3 a 0. O segundo jogo foi contra a equipe baiana na quarta rodada.

Agora, no primeiro confronto contra a Tombense-MG no campeonato, o Ceará terá mais uma chance de conquistar pontos em solo cearense. Na história do duelo, os dois únicos jogos contra o adversário mineiro foram pela terceira fase da Copa do Brasil de 2022. O Vozão avançou ao vencer ambas as partidas por 2 a 0.

Para a partida, o técnico Eduardo Barroca não poderá contar com os laterais Formiga e Michel Macedo, ambos lesionados.  Formiga tem lesão no ligamento do joelho esquerdo, enquanto Michel tem estiramento muscular na coxa esquerda. O meio-campista Arthur Rezende está na fase de fisioterapia após trauma no joelho esquerdo, que ocorreu durante treino. Além deles, o zagueiro Tiago Pagnussat o estádio com bolsas de gelo nas duas panturrilhas após o confronto com o Vitória e ainda não foi confirmado para o jogo.

Este será o último duelo do Alvinegro sem a presença da torcida. A punição foi aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da invasão de torcedores no duelo contra o Cuiabá, pela Série A do ano passado. Após esta partida, os três jogos seguintes do Vovô em casa contarão com a presença apenas de mulheres e crianças.

SEGUNDO PIOR INÍCIO EM PONTOS CORRIDOS

Com quatro pontos conquistados em cinco jogos, o Ceará amarga seu segundo pior início na Série B desde que a competição adotou seu formato atual, em 2006. Com uma vitória, um empate e três derrotas, o escrete preto-e-branco somou quatro de 15 pontos possíveis.

A pior trajetória inicial da equipe cearense ocorreu em 2009, quando  o Alvinegro anotou dois pontos em cinco rodadas. Apesar disso, o clube conquistou o acesso naquela edição do torneio, terminando a competição em terceiro lugar, com 68 pontos.

O Vovô fez campanha parecida com a atual em outras duas ocasiões. Em 2012 e 2015, também foram somados quatro pontos em cinco jogos do certame.