Menu

PT de Saboeiro pede expulsão de prefeito filiado Marcondes Ferraz; estadual rebate ataques

Foto: Divulgação - Facebook

O diretório municipal do PT de Saboeiro, no interior do Ceará, publicou uma nota nas redes sociais criticando a administração do prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz, recém-filiado ao partido. A legenda acusou o atual prefeito de tomar decisões arbitrárias “visando unicamente a satisfação particular de uma pequena parcela da população”. A nota foi divulgada nesta quinta-feira, 11.

“Exemplo disso foi o deboche acintoso e escancarado no episódio do ‘Busão da Farra’, veículo de qualidade nitidamente superior ao desconfortável, inseguro e vergonhoso transporte disponibilizado aos universitários que estudam em Iguatu, sob risco real de acidentes e pelo qual ainda são humildemente gratos”, diz o partido em um trecho da nota.

Ainda segundo o texto, o diretório municipal do PT afirmou que a filiação de Marcondes Ferraz ao partido, no ano passado, se deu por “motivo de conveniência, sem nenhum critério ideológico” e que a maneira de administrar do atual prefeito de Saboeiro não está conforme os valores da legenda.

De encontro ao diretório municipal, o diretório estadual petista discorda. Também por nota, o PT-CE afirma que o diretório municipal está “desferindo inapropriados ataques à gestão do PT no Município, e o Presidente Estadual do PT no Ceará, Antônio Alves Filho [Conin], vem a público esclarecer que a gestão do Prefeito Marcondes Ferraz tem total reconhecimento do PT Ceará.”

O texto diz ainda que a postura política do prefeito se coaduna integralmente com a linha política do Partido dos trabalhadores, tendo em vista que Marcondes “apoiou os candidatos do PT nas eleições de 2022, e mantém um fértil diálogo com a direção estadual e os nossos governos. Lamentamos profundamente a manifestação do PT local e adotaremos todas as medidas estatutárias previstas para que as diretrizes políticas definidas nas instâncias superiores sejam devidamente acatadas”, destaca.

Ao OPINIÃO CE, Conin ressaltou que é preciso “dialogar com o PT de lá, dialogar com o prefeito e entender quais são as diferenças”. Segundo o presidente, este é um debate que precisaria ter sido feito, primeiro, internamente. “É o que eu digo, que antes de expor nota de diretório municipal, de estar criticando o prefeito do próprio partido, tem que a gente tentar superar isso, qualquer que seja a divergência. O meu exercício primeiro vai ser esse de muito diálogo com as partes envolvidas”, disse.

PREFEITOS CEARENSES E A MIGRAÇÃO PARA O PT

Em janeiro do ano passado, a legenda filiou 12 prefeitos cearenses de outras legendas, como é o caso de Marcondes, ex-PSD. Após o evento, o PT passou de 17 para 29 prefeitos petistas. A lista completa se debruça nos nomes de: Joerly Vitor (Aratuba), João Luiz (Campos Sales), Wilamar Palácio (Cariús), Marcondes Jucá (Choró), Chico Cordeiro (General Sampaio), Franzé Carneiro (Ibicuitinga), Elias Do Sargento (Jaguaruana), Dr. Aniziario Costa (Jardim), Dr. Rafael (Penaforte), Edson Veriato (Potengi), Marcondes Ferraz (Saboeiro) e Meu Deus (Santana Do Acaraú).