O Fortaleza empatou com o São Paulo em 0 a 0, nesta quinta-feira, 11, na Arena Castelão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos os times subiram ao campo com escalação mista, mesclando titulares e reservas. No decorrer do jogo, atletas dos dois tricolores foram expulsos. O Fortaleza, apesar de não conseguir a vitória, ampliou a sequência invicta, chegando a 12 jogos sem perder. Melhor ataque do Brasil com 76 gols marcados no ano, o Leão vinha de uma sequência de 17 jogos seguidos marcando gol.
PRIMEIRO TEMPO
Aos 3 minutos, o São Paulo criou a primeira chance do jogo, com Marcos Paulo. O atacante roubou a bola de Yago Pikachu na entrada da área do Fortaleza, driblou Brítez e finalizou forte para o gol, mas a bola passou rente a trave. Aos 6, em uma jogada bem trabalhada do ataque do Leão do Pici, Pikachu teve a chance de abrir o marcador, mas a finalização passou do lado direito da meta do Tricolor paulista.
Aos 9 minutos, a melhor chance do Fortaleza neste primeiro tempo veio com Guilherme, que, de cabeça, acertou o travessão. Após a oportunidade desperdiçada, o jogo teve menos lances de perigo até os 30 minutos de jogo, quando o atacante do São Paulo Calleri recebeu passe de Wellington Rato e finalizou com perigo à meta de Maurício Kozlinski.
No último lance da etapa inicial, Sílvio Romero fez o pivô para Pikachu, que, da lateral da pequena área, finalizou do lado de fora da rede. Fim do primeiro tempo, 0 a 0.
SEGUNDO TEMPO
O primeiro lance mais importante da etapa final não foi um ataque, mas sim a expulsão do zagueiro Brítez, que, aos 17 minutos, recebeu o segundo amarelo por falta cometida em Calleri. O lance não foi tão claro, e rendeu reclamações dos jogadores e da torcida. Aos 22, Rodrigo Nestor, meia do São Paulo, teve oportunidade de marcar o primeiro gol após triangulação do clube paulista, mas viu Kozlinski fazer ótima defesa.
O meio-campista, aliás, não permaneceria muito tempo em campo. Aos 25, o juiz viu falta em cima de Titi, e mostrou o segundo amarelo ao atleta. Assim como na expulsão de Brítez, a de Rodrigo Nestor também foi alvo de reclamações.
Com 10 jogadores de cada lado, o Fortaleza voltou a criar boas chances. Aos 34, Calebe recebeu passe de Tinga e finalizou em direção ao gol, mas o goleiro Rafael, do São Paulo, defendeu. Apenas dois minutos depois, Thiago Galhardo teve chance clara, de cabeça, mas a bola foi para as mãos do arqueiro do clube paulista. O Leão do Pici ainda criaria mais três chances de fazer seu primeiro gol, mas a bola não entrava. Fim de jogo, 0 a 0 no marcador.
PRÓXIMAS PARTIDAS
O Leão agora viaja para Porto Alegre-RS, onde encara o Grêmio/RS, no domingo, 14, também pelo Brasileirão. Em um “jogo de seis pontos”, o Fortaleza precisa empatar ou vencer se não quiser ver o adversário o ultrapassar na tabela.
No meio da semana, na quarta-feira, 17, o Tricolor de Aço volta a Fortaleza, para jogar contra o Palmeiras/SP. A partida, entretanto, será válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
