Menu

Governador do DF é vaiado durante evento com Lula em Fortaleza

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que apoiou Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições, foi vaiado pela plateia que acompanhou o lançamento Programa Escolas em Tempo Integral, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nesta sexta-feira, 12. O palanque foi composto por figuras como Izolda Cela, que foi ovacionada pela plateia composta por alunos, educadores, representantes de movimentos sociais e lideranças políticas, além de outros nove governadores.

Ibaneis chegou a ser afastado do Governo do DF após determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes, em janeiro. Na época, o ministro entendeu que Ibaneis deveria ser investigado por suposta omissão na segurança do Distrito Federal no dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos três poderes da República. O próprio Moraes revogou a decisão em março.

O presidente da Assembleia, Evandro Leitão, os deputados federais Robério Monteiro, Eduardo Bismarck, José Guimarães e a senadora Augusta Brito foram outros que dividiram o palco com Lula.

LULA NO CEARÁ

Ao lado do ministro Camilo Santana (PT) e do ex-governador Elmano de Freitas (PT), Lula anunciou no Estado programas voltados para a área da educação. Esta é a primeira agenda oficial no Ceará desde que assumiu a Presidência, em janeiro. 

À tarde, no Crato, o presidente entregou o Centro de Educação Infantil Moacir Soares de Siqueira e, em seguida, fará o anúncio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. O foco será a retomada de obras em creches e escolas. O objetivo é possibilitar a conclusão de mais de 3.500 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país, com base no cadastro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A ação pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino no Brasil. Com a conclusão das obras, o Brasil deve passar a mais de 1.200 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; quase 1000 escolas de ensino fundamental; 40 escolas de ensino profissionalizante e 86 obras de reforma ou ampliação, além de mais de 1.200 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.

As obras beneficiadas no âmbito do pacto nacional terão novo prazo de 24 meses para conclusão, que pode ser prorrogado pelo FNDE por igual período, uma única vez.