Na manhã desta sexta-feira, 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), visitou Fortaleza com o objetivo de anunciar políticas públicas educacionais. Na Capital, o presidente visitou a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson, no bairro Luciano Cavalcante, por volta das 10h20. Além disso, Lula esteve no Centro de Eventos do Ceará, no bairro Edson Queiroz, para anúncio do Programa Escolas em Tempo Integral. No local, cearenses da Capital e do Interior estiveram presentes para prestigiar o evento.
Laudecy Ferreira, doutora em Desenvolvimento em Meio Ambiente na Universidade Regional do Cariri (URCA), falou ao OPINIÃO CE sobre o sentimento de rever o atual presidente, visto que ela esteve presente na visita de Lula à Universidade em 1989, quando ainda era estudante e líder estudantil na primeira turma da URCA.
“O sentimento é de que o Lula devolveu ao nosso povo cearense a dignidade que ficou por um certo tempo perdida, esquecida. E para mim é muito gratificante, sair do Cariri e estar aqui em Fortaleza, também trabalhando pelas causas sociais e ambientais”. Com a professora, estava Audísio, diretor comercial da empresa Da Sala de Aula para o Lixo (SAL), da qual Laudecy faz parte e que dá formação continuada em educação ambiental e sustentabilidade.
Maria do Socorro Lima, professora e gestora da EEEP Comendador Miguel Gurgel, em Fortaleza, levou ao Centro de Eventos uma comitiva de 40 alunos e cinco professores. “Eu até falei para eles no ônibus. Se orgulhem de fazer parte desse momento, porque ele é histórico. Pela primeira vez, pelo menos em 42 anos, que é a minha idade, eu vejo um evento onde estão o governador do Estado o ministro da Educação e o presidente da República. Além disso, é acessível às escolas, com representatividade de alunos, professores e de gestões escolares”, afirmou.
Além da presença de professores e gestores escolares, estiveram presentes também estudantes de escolas de Fortaleza. Luiz Eduardo, de 17 anos, é aluno e falou sobre a sensação de estar presente em um evento da Educação ao lado dos colegas.
“O que eu tenho aqui é um sentimento de valorização da Educação. Nesse momento, onde estão juntos o presidente do Brasil o ministro da Educação, todas as figuras importantes que prezam pela educação e ainda ter a presença de estudantes diferentes, de diferentes escolas, mostra uma valorização enorme da nossa educação. Isso mostra que a Educação no Ceará é muito boa e que ela está sendo mostrada para outros Estados. É uma sensação de alegria”, exclamou.
VISITA AO CARIRI
Além da visita à Capital para o anúncio do Programa Escolas em Tempo Integral. Lula também visita o Cariri, na tarde desta sexta-feira. A agenda na região começa por uma visita ao Centro de Educação Infantil Moacir Soares de Siqueira, no bairro Alto da Penha, no Crato. Ele encerra a visita ao Ceará com o anúncio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Atenção Básica, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no bairro Pimenta, também no Crato.
