Menu

Durante passagem no Ceará, Lula assina medida provisória para retomar obras escolares paralisadas 

Presidente Lula mostra assinatura da Medida Provisória. Foto: Fernanda Alves

Após passagem por Fortaleza, o presidente Lula (PT) cumpriu agenda no Crato. No Cariri, o chefe do Executivo assinou a medida provisória que cria o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, visando concluir mais de 3.500 obras escolares que estão ou paralisadas, ou inacabadas em todo o Brasil.

O evento aconteceu no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti e contou com cerca de 10 mil pessoas do Triângulo CraJuBar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), e das outras cidades que compõem o Cariri. Lula pousou no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes por volta das 15 horas, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula, do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), do governador da Bahia, Jerônimo Gonçalves (PT) e do Ministro da Educação, Camilo Santana. Ele foi recepcionado pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos) e a primeira-dama, Sandra Cavalcante, quando foi presenteado com um busto do Padre Cícero.

Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), junto da primeira-dama do Município, Sandra Cavalcante, presenteando o presidente Lula (PT) com um busto do Padre Cícero. Foto: Reprodução/ASCOM Juazeiro do Norte

 

Antes do momento ápice do evento, o presidente foi até a CEI Moacir Soares de Siqueira, no bairro Alto da Penha, onde inaugurou o equipamento. Já no Parque de Exposições, além dos acompanhantes de Lula, outras autoridades importantes participaram do momento, como o prefeito de Crato, Zé Ailton Brasil (PT), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), a ex-governadora do Ceará, Izolda Cela, os deputados federais José Guimarães (PT) e Yury do Paredão (PL), e o deputado estadual Fernando Santana (PT).

Em seu discurso, o presidente citou Patativa do Assaré, com um trecho do poema: “Último Pau de Arara”, afirmando que o caririense pode sair da região para passeios, mas não por falta de boas condições de vida. “Vocês podem deixar o Cariri para passear, para viajar. Mas vocês têm que ter educação aqui, emprego aqui e condições de viver bem aqui”, disse Lula, aplaudido pela plateia.

O objetivo do presidente com o Pacto em todo o país, é focar na Educação Básica de forma mais efetiva, com a perspectiva de abrir uma média de 450 mil vagas na rede pública nacional. Com boa colheita nas séries iniciais, o jovem teria condições de alcançar melhores êxitos na Escola de Tempo Integral e viabilizar seu acesso à universidade, como também, o espaço no mercado de trabalho. 

“Para que a gente possa garantir, que em todas as cidades desse país, as crianças possam ter uma creche da qualidade daquela que visitei hoje. Para que as crianças tenham segurança, possam tomar café, almoçar. Para que elas possam fazer a escola de tempo integral, que o jovem vá para a escola de manhã e só saia de noite. Que ele possa aprender de verdade, porque é a educação que vai fazer esse país ser desenvolvido e melhorar a qualidade de vida”, pontou.

Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes no evento. Foto: Fernanda Alves

Lula tem planos para retornar ao Ceará: entre os meses de junho e julho, conforme afirmou em seu discurso no Crato. “Iremos anunciar um programa de crédito para o agricultor rural (na ocasião)”, finalizou.