Menu

Conin defende candidatura própria do PT para Prefeitura de Fortaleza e elogia Evandro

O presidente estadual do PT no Ceará, Antônio Filho (Conin), defendeu em entrevista exclusiva ao OPINIÃO CE nesta sexta-feira, 12, candidatura própria do partido para as eleições municipais de Fortaleza em 2024. Questionado sobre o processo para esta escolha, o presidente disse que o assunto será tratado internamente, e tratou como “bom problema” ter “ter vários e bons nomes para apresentar à população, no momento certo”. O presidente também elogiou a postura do deputado Evandro Leitão à frente do Legislativo.

“Nesse primeiro momento, nós temos que afirmar a disposição do PT em ter candidato ou candidata à Prefeitura de Fortaleza, discutir um programa partidário, porque a cidade está sofrendo muito com essa gestão que está aí. No momento certo, vamos discutir o melhor nome para representar toda essa aliança”, frisou.

Ele participou de evento de lançamento do Programa Nacional Escolas de Tempo Integral, em Fortaleza, com as presenças do presidente Lula, do ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Elmano de Freitas. “Vamos juntar o governador Elmano, que apoia Lula na Presidência, e aliados para que a gente possa, nesse melhor momento do PT, retomar também à Prefeitura de Fortaleza”.

“O Lula vem ao Ceará reafirmar o papel estratégico da educação do nosso projeto de reconstrução do Brasil. E tem essa referência. Melhor educação pública do Brasil. E o Camilo Santana, ministro, agora com essa responsabilidade de estender essa experiência do Ceará para todo o Brasil. A educação em tempo integral é uma dessas diretrizes que o MEC, com Camilo, vai estender para o país todo”.

EVANDRO NO PT?

Sobre ventilação acerca de possível filiação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), ao Partido dos Trabalhadores – recentemente, o próprio governador disse ter feito vários convites ao pedetista –, Conin destacou o peso de Evandro no atual cenário político. “Na hora que o Evandro decidir isso, a gente sabe que o PT está de portas abertas. Ele tem sido um parceiro importante na Assembleia, aliás, de todos os partidos. Ele conduz a Assembleia com espírito democrático de liderança, mas reconhecendo o papel de cada partido, de cada deputado naquela Casa. Então, qualquer partido do Ceará se sentiria honrado com a presença do Evandro”, afirmou.

Recentemente, o governador fez acenos à deputada federal Luizianne Lins, quadro histórico do PT. “Saudar a minha querida deputada e ex-prefeita dessa cidade, do povo mais humilde dessa terra, nossa querida deputada e ex-prefeita Luizianne de Oliveira Lins, a quem tive muito orgulho de servir como secretário. Ela, como prefeita, que aqui fez moradia, reforma da casa, entrega do papel da casa, fardamento das crianças, passagem congelada dos ônibus. Mas há de voltar para que a gente possa ter melhores dias em Fortaleza”, disse.

A deputada federal tenta retornar à Prefeitura de Fortaleza desde que encerrou seu ciclo no comando da capital cearense, em 2012. A única eleição que ela não concorreu foi em 2012, quando lançou Elmano como seu candidato à sucessão.

Outro nome cogitado é da deputada estadual Larissa Gaspar. Ao OPINIÃO CE, ela disse estar à disposição do partido. “Tenho defendido que o PT deve ter candidatura própria. Acho que a gente prestigia um novo Governo, que tem um projeto popular, democrático, que constrói as políticas públicas ao da população e, lamentavelmente, a atual gestão do prefeito [Sarto] tem sido um desastre”, disse.

“Vou estar à disposição do partido para construir todas as lutas, mas acho que essa questão dos nomes vai ser discutida lá na frente. Acho que não adianta tentar testar o debate em torno dos nomes, acho que a gente tem que discutir um projeto democrático, popular e que se propõe a governar ao lado do povo”.

SABOEIRO

Conin também comentou sobre situação envolvendo o diretório municipal do PT em Saboeiro, no interior do Ceará. O grupo político lançou, nesta semana, nota criticando a gestão do prefeito Marcondes Ferraz (PT), pedindo a expulsão do gestor da sigla. “Repudiamos de forma veemente todo e qualquer ato da atual administração que afronte nossa tradição de respeito às normas democráticas e imponha arbitrariamente sua vontade”, diz o documento. Em 2022, o atual prefeito, então do PSD, filiou-se ao PT.

Ao OPINIÃO CE, Conin ressaltou que é preciso “dialogar com o PT de lá, dialogar com o prefeito e entender quais são as diferenças”. Segundo o presidente, este é um debate que precisaria ter sido feito, primeiro, internamente. “É o que eu digo, que antes de expor nota de diretório municipal, de estar criticando o prefeito do próprio partido, tem que a gente tentar superar isso, qualquer que seja a divergência. O meu exercício primeiro vai ser esse de muito diálogo com as partes envolvidas”, disse.

Em nota emitida na quinta-feira, 11, o PT Estadual disse que adotar “todas as medidas estatutárias previstas para que as diretrizes políticas definidas nas instâncias superiores sejam devidamente acatadas”.