Menu

Governo do Ceará e Países Baixos firmam acordo para criação de hub de hidrogênio verde no Porto do Pecém

Nesta quarta-feira, 10, houve a cerimônia de assinatura do Green Hydrogen Corridor (Corredor de Hidrogênio Verde), no Porto do Pecém, parceria que conta ainda com o Porto de Roterdã e o Green Ports Partnership (Parceria de Portos Verdes). No evento, estavam presentes o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte.

Parceiros desde 2018, o Porto de Roterdã tem participação de 30% do negócio no Porto do Pecém, ocupando posições de Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e de Administração. À época, o valor investido pelo porto neerlandês foi de R$ 75 milhões de Euros.

PORTO DE ROTERDÃ

Com uma área total de 12.606 hectares, o Porto de Roterdã é o maior porto indústria da Europa e o décimo maior do mundo. Devido à acessibilidade para as embarcações marítimas e suas conexões intermodais, ele é a principal porta de entrada para o mercado europeu.

Ainda nesta quarta, será organizado, pela Sustainable Energy Council (SEC) em cooperação com a cidade de Roterdã, a Província da Holanda do Sul e o Porto de Roterdã, o evento World Hydrogen Summit & Exhibition 2023, no porto da cidade neerlandesa, no qual será debatido, por setores públicos e privados, o uso do hidrogênio para impulsionar a indústria.

HIDROGÊNIO VERDE

O H2V é obtido através do processo de eletrólise da água, que separa o hidrogênio do oxigênio na molécula do solvente universal por meio de uma corrente elétrica de uma fonte totalmente renovável, como a eólica, solar ou hídrica.