Uma megaoperação realizada nesta quarta-feira, 10, no Ceará e em outros 12 estados cumpre 228 mandados de prisão e 223 mandados de busca e apreensão contra membros de facções criminosas. Entre os crimes investigados estão tráfico de drogas e lavagem de valores. A ação, denominada Operação Sintonia, é realizada pelo Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC) com o objetivo de desarticular organizações criminosas violentas que atuam tanto nos sistemas prisionais quanto nas ruas do país.
Nesta manhã, o Ministério Público do Ceará cumpre 8 mandados de prisão preventiva em Fortaleza, expedidos pelo Poder Judiciário Cearense e cumpridos com apoio da Polícia Civil. O principal alvo da Operação Sintonia é um cearense que atua como uma das lideranças de organização criminosa na Guiana Francesa.
As investigações no Ceará começaram a partir do compartilhamento de provas encaminhadas pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), quando foi deflagrada a Operação Solis, em 2021. À época, a operação prendeu suspeitos de integrar facção que atua dentro e fora dos presídios, praticando tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros delitos. Após a análise do conteúdo dos celulares apreendidos de um membro da organização criminosa em São Paulo, foi descoberto que um dos alvos era o cearense, apontado pelas investigações como uma das lideranças da facção criminosa na Guiana Francesa.
Conforme as investigações, o alvo é responsável principalmente pelo tráfico de entorpecentes.
OPERAÇÃO
A operação ocorre de forma simultânea e conta com a participação de 43 promotores de justiça e 40 servidores dos Grupos de Atuação Especial de Combate aos Crimes Organizados (Gaecos) das unidades do Ministério Público sediadas no Ceará, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Paraná, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Segundo informações do Ministério Público de São Paulo, a operação ocorre com apoio da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal e da Polícia Rodoviária Federal. Ainda não foi divulgado o número de pessoas presas e os materiais apreendidos.
