Um jovem de 21 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Sobral, na tarde deste domingo, 8, após cair de uma pedra da cachoeira Bica do Pajé, em Ibiapina, na Serra da Ibiapaba, e sofrer uma lesão no ombro direito. Conforme o subtenente Jairo, que atendeu o jovem, a queda que ele sofreu foi de uma altura aproximada de 30 metros.
Para poder resgatá-lo, os bombeiros tiveram que seguir por uma trilha de 2 km até consegui localizá-lo. Ele foi encontrado consciente, orientado, perambulando e com sinais vitais estabilizados, apenas se queixando da dor no ombro direito, lesionado pela queda. A vítima foi conduzida para o hospital de Ibiapina. O resgate contou com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança de Sobral (Ciops) e da 1ª Companhia do 3ª Batalhão de Sobral, além de amigos do jovem e populares.
PREVENÇÃO
O Corpo do Bombeiros destaca algumas dicas preventivas para quem gosta de curtir um banho em cachoeira, sem esquecer que a segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Por meio dessas dicas, conforme a corporação, todos podem aproveitar a beleza natural desses locais com mais segurança e tranquilidade:
- Verifique as condições da cachoeira antes de entrar: verifique se a água está limpa e se não há objetos perigosos, como pedras ou galhos, na área em que você planeja tomar banho.
- Use sapatos apropriados: para evitar escorregões e quedas, use sapatos apropriados para caminhada na água, que tenham solado aderente e sejam resistentes.
- Mantenha distância das quedas d’água: evite se aproximar demais das quedas d’água, pois a força da água pode arrastá-lo e causar afogamentos.
- Não salte de lugares altos: nunca salte de lugares altos em cachoeiras, pois a água pode estar rasa ou ter objetos perigosos escondidos. Assim como, estes locais podem conter lodo acumulado e ser escorregadio.
- Nunca nade sozinho: sempre nade com um companheiro e mantenha-se perto da margem da cachoeira.
- Respeite as placas e sinais de advertência: muitas cachoeiras têm placas e sinais de advertência para alertar sobre áreas perigosas.
- Enfim, respeite esses sinais e siga as instruções dos bombeiros e/ou autoridade ambientais.
- Esteja preparado: leve um kit de primeiros socorros com você e esteja preparado para emergências.
