Menu

Encontro dos Produtores do Sertão Central marca momento histórico para o agronegócio cearense

Foto: Divulgação/Faec

Realizada no último sábado, 6, o Encontro de Produtores Rurais no Sertão Central, em Quixeramobim, mobilizou um conjunto de vereadores, deputados estaduais e federais, além de lideranças políticas como Cid Gomes (PDT), Capitão Wagner (União Brasil) e prefeitos da região. O evento foi realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e reuniu cerca de 2 mil pessoas.

Este foi o primeiro de uma série que a Faec pretende realizar em outras regiões do Estado, segundo anunciou o presidente da Federação, Amilcar Silveira. “Quixeramobim foi escolhida para sediar esse primeiro encontro por sua grande relevância para o setor produtivo do leite no Ceará”, disse. “Esse é um evento histórico para Quixeramobim e para a Faec”.

O ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, gravou uma mensagem, exibida durante o evento, na qual parabeniza a condução do trabalho.  Já o senador Cid Gomes destacou a força do agro no Ceará. “A Faec hoje mudou de patamar. Não é mais uma entidade fechada em Fortaleza. Está cada vez mais presente em todo o nosso Estado”, disse o senador Cid Gomes.

Foto: Divulgação/Faec

“Gostaria de parabenizar o Amílcar por esse grande movimento que ele tem feito com os produtores de todo o Ceará. No Sertão [Central] temos essa primeira grande movimentação, acima de tudo com o interesse de superar os problemas e avançar nessa produção. Temos uma bacia leiteira grande e nós podemos dobrar essa produção com mais tecnologia, informação e mais ações modernas, principalmente na parte da genética, e é isso que procuramos fazer“, ressaltou ao OPINIÃO CE o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta.

“Pedra Branca trouxe 100 pessoas para a feira e a gente está apostando muito porque o emprego está muito difícil. Estamos fazendo várias parcerias com o Governo do Estado e iniciativa privada para colher esses frutos depois”, disse o prefeito Matheus Góis (PSD).

Entre os presentes também estiveram o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; o titular da Secretaria de Desenvolvimento do Ceará (SDE), Salmito Filho; a prefeita de Madalena, Sonia Costa; o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira; o deputado estadual Felipe Mota; e o atual presidente do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner; entre outros.

Os produtores e lideranças debatem os principais gargalos para o desenvolvimento do agro, além de temas como Projeto São Francisco de Integração de Bacias; Gerenciamento dos Perímetros de Irrigação administrados pelo Dnocs; Preço da energia para estabelecimentos rurais; Segurança no Campo; Condição das estradas que cortam os polos agrícolas, dentre outros.