Menu

Turismo de tradição e festa

O Cariri cearense vive nos meses de junho e julho, períodos intensos de festas tradicionais. O calendário é aberto com a festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha. De 3 a 17 de junho a cidade celebra o santo padroeiro com uma programação que une religiosidade, cultura popular e eventos artísticos. É um momento ímpar, onde a cidade, seus moradores e visitantes cultivam raízes e tradições. São esperadas 500 mil pessoas ao longo dos 10 dias de festa, que começa com a “noite das solteironas” e termina, no dia 13, com a tradicional procissão de Santo Antônio, seguida de show religioso com o Padre Fábio de Melo.

De 9 a 16 de julho é o Crato que recebe milhares de pessoas durante a Expocrato. A feira, que nasceu no berço agropecuário, se tornou um dos maiores eventos artístico-cultural do Nordeste. São atrações locais, regionais e nacionais que atraem multidões. A programação consegue reunir exposição, concursos e feira de animais, rodadas milionárias dentro do agronegócio, palcos culturais com o mais rico acervo folclórico e grupos de tradição e mega produções artísticas no festival de música.

Para além da festa, os eventos injetam dinheiro na região. Todos os setores econômicos são movimentados e faturam alto. É um período onde o turismo explode e junto com ele a movimentação na rede hoteleira, comércio e serviços. O Cariri, que se faz presente nacionalmente e internacionalmente pelas suas riquezas natural, cultural e religiosa, consegue, nesse período, marcar o mapa do turismo de lazer e do agronegócio. Retorno certo de investimento e prospecção econômica.