Acontece nesta terça-feira, 2, às 14h, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), uma audiência pública conjunta entre as comissões de Direitos Humanos e Cidadania e de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido. O objetivo é discutir os impactos da implantação de parques de energia eólica offshore, que geram energia por meio de equipamentos instalados no mar.
O evento foi proposto pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, deputado Renato Roseno (Psol), e busca analisar a proposta de criação desses parques no litoral cearense. O parlamentar destaca que a energia eólica offshore é uma fonte limpa e renovável, obtida a partir de ventos mais fortes e constantes no alto-mar, mas que exige megaestruturas no leito marinho.
Roseno salienta a liderança do Ceará na produção de energia eólica e enfatiza que mais da metade da energia do estado vem de fontes renováveis, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Governo Estadual também assumiu o compromisso de apoiar a produção de energia eólica offshore. O deputado reforça a necessidade de discutir a proposta de implementação desses parques de produção de energia eólica no mar e suas consequências ambientais, sociais e políticas, envolvendo a população e o poder público.
Diversos órgãos foram convidados para a audiência pública conjunta, como a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e do Estado, entre outros. A audiência pública conjunta será realizada no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Alece, e estará aberta ao público
