Menu

UFC desenvolve projeto que transforma TV Box piratas em minicomputadores

Foto: Reprodução / UFC

Uma comitiva da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentou à Receita Federal o projeto de extensão que transforma receptores de TV Box irregulares apreendidos em minicomputadores para uso escolar. O encontrou aconteceu na última quinta-feira, 27, na sede do órgão em Fortaleza. Intitulado Tecnopolítica Educativa: Experimentação de Novos Modos de Ensinar e Aprender com as Tecnologias Digitais, o projeto é desenvolvido pela Faculdade de Educação (Faced).

O projeto-piloto, apresentando pelo professor e coordenador Alex Sandro Sant’Ana, recebeu uma doação de 800 equipamentos de TV Box transformados em minicomputadores que serão destinados a escolas públicas cearenses. Conforme o docente, 20 desses equipamentos já foram doados para uma escola municipal de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que deve receber mais 20 nas próximas semanas.

“Depois de transformar em miniPCs, as escolas compram um adaptador e utilizam teclados e monitores [em bom estado] que estavam em desuso”.

Os novos equipamentos contam com sistema operacional Linux, com capacidade de armazenamento de até 8 gigabytes, entradas USBs e conexão de internet via wi-fi. Segundo o docente Alex Sandro, os minicomputadores conseguem rodar jogos educativos, editores de texto e planilhas. Como acordo após a apresentação do programa de extensão, ele irá elaborar um projeto visando formalizar a parceria entre a Receita Federal e UFC para doação de mais equipamentos similares.

PARCERIA

Durante a visita, o atual reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, entregou nas mãos do superintendente regional da Receita Federal na 3ª Região Fiscal, Ricardo Antônio Barbosa, a obra Viva! UFC, que destaca as principais ações e projetos desenvolvidos pela universidade, frisando os avanços dos últimos anos, com destaque para o crescente número de patentes, que já chegou a 42, além dos convênios internacionais. Segundo o reitor, a parceria com a RF resultou em outra ação de inclusão digital.

“Durante a pandemia, com a ajuda da Receita Federal por meio da doação de equipamentos eletrônicos, entregamos em 2020 aos alunos em situação de vulnerabilidade econômica, celulares, tablets e computadores”.

Além do reitor da UFC, participarem do encontro o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque. Da Receita Federal, estiveram presentes o superintendente regional na 3ª Região Fiscal, Ricardo Antônio Barbosa; os superintendentes-adjuntos Marcus Araripe e Alexandre Guilherme; a chefe da Divisão de Programação e Logística, Patrícia Aquino; o chefe de gabinete, Oswaldo Carvalho; e o delegado-adjunto da Alfândega da Receita Federal de Fortaleza, João Domício Cavalcante.

TV BOX

O receptor é um dispositivo que se conecta à internet e consegue permitir o acesso a aplicativos de streamings. Por serem equipamentos de comunicação que se conectam a provedores para envio e recepção de informações, eles devem ser homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em março deste ano, a Anatel começou a desativar os aparelhos clandestinos. Segundo dados divulgados, cerca de 7 milhões de aparelhos clandestinos estavam na mira. Todo o procedimento vem sendo feito remotamente, sem a necessidade de entrar na casa do usuário. Somente os aparelhos que não foram homologados pela Anatel, ou seja, que não passaram por testes de conformidade para a certificação que libera a venda no Brasil, estão sendo bloqueados. Por não serem homologados, eles são considerados piratas e, portanto, ilegais.