Menu

Bolsonaro diz à PF que estava sob efeito de remédio ao postar vídeo contra urnas

Em depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira, 26, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o compartilhamento de um vídeo com informações falsas sobre o resultado das eleições de 2022 foi feito de “forma equivocada”. Segundo o ex-secretário de comunicação social da Presidência e atual assessor de imprensa de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, o ex-presidente disse à PF que estava sob efeito de medicamentos quando fez postagem. Bolsonaro estaria se recuperando de um “tratamento com morfina”.

O ex-presidente prestou depoimento à Polícia Federal por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), na apuração dos atos golpistas de 8 de janeiro. A postagem levantou suspeitas sobre a participação do ex-presidente nos atos golpistas que resultaram na invasão e destruição da sede dos Três Poderes em Brasília.

Fábio Wajngarten disse que o ex-presidente respondeu a todos os questionamentos levantados no depoimento de hoje, e que teria inclusive repudiado os ataques de 8 de janeiro. “As eleições de 2022 são uma página virada para ele, que condena os atos de Brasília.”

A publicação da falsa notícia em uma rede social, segundo o advogado, foi feita depois que Bolsonaro tentou salvar o vídeo contendo informações falsas ao criticar o sistema eleitoral brasileiro e questionar o resultado da eleição. Na avaliação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a referida postagem pode indicar uma ligação entre Bolsonaro e os atos golpistas, pelos quais a PF estava decidida a interrogá-lo.