Levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisa e divulgado nesta terça-feira, 25, mostra a avaliação da gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PT), e do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT). O gestor municipal foi desaprovado por pouco mais de 50% dos ouvidos e teve avaliação positiva de 43,5%; enquanto o governador, que completou 100 dias de mandato recentemente, apresentou números melhores: 62,4% aprovam e 31,3% desaprovam.
Em outro demonstrativo, a qualidade da administração do prefeito José Sarto foi avaliada como “boa” para 21,1%, e apenas 5% consideram “ótima”. Para 33%, a gestão tem sido “regular”. Na avaliação negativa, 26,3% consideram “péssimo” e 11,7%, “ruim”; 2,8% não soube responder ou não quiseram opinar. A desaprovação do gestor se acentua ainda entre os que têm ensino superior: são 61,5% que desaprovam ante 33% que aprovam. Nas demais categorias, a diferença é menos distante, em torno de 10 pontos.
Em paralelo, a qualidade da administração do governador Elmano de Freitas foi avaliada como “boa” por 35,3% e “ótima” por 9,6%. Para 29%, o petista tem feito um trabalho “regular”. Assim como o gestor municipal, o governador ultrapassa a classificação “péssima” (14,7%) na avaliação negativa; 7% consideram “ruim” e 4,4% não soube responder ou não quis opinar.
GOVERNO FEDERAL
Os números do governador se aproximam aos do presidente Lula (PT), também demonstrados na pesquisa. O chefe do Executivo federal, por sua vez, tem avaliação positiva de destaque e se aproxima de 70% de aprovação. São 68,9% que aprovam ante 27% que desaprovam. Desses, 25,2% consideram a administração “ótima” e 30,7%, “boa”. Para 21,8% é “regular”. Já entre os que desaprovam, 15,8% consideram “péssima” e 4,6%, “ruim”.
Para realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 742 eleitores, estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais, durante os dias 20 a 23 de abril de 2023, sendo auditadas, no mínimo, 20,0% das entrevistas. A margem de erro é de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais.
O mesmo levantamento também investigou os principais nomes para a eleição municipal de 2024 na capital cearense. Na pesquisa, o secretário municipal da Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner (União Brasil), aparece à frente com 38,1% dos votos na disputa com a ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins (PT), que figuraria com 26,5%. José Sarto, que deve tentar a reeleição, aparece em terceiro lugar, com 13,9%.
