O Ceará agiu rápido e anunciou, no fim da tarde desta segunda-feira, 24, o carioca Eduardo Barroca, de 41 anos, como novo treinador após saída repentina do paraguaio Gustavo Morínigo, também nesta segunda. Barroca assume o Alvinegro tendo como principal desafio a volta à elite do futebol nacional. Além disso, já na próxima semana, o Ceará encara o jogo de volta contra o Sport pela final da Copa do Nordeste – o Vozão venceu a primeira partida por 2 a 1.
Além de Barroca, chegam ao clube os auxiliares técnicos Bruno Lazaroni e Felipe Lucena. Os três chegam à capital cearense na manhã desta terça-feira, 25, e fazem seu primeiro treino com o elenco alvinegro no período da tarde, no CT de Porangabuçu.
O novo treinador do Ceará iniciou sua trajetória à beira do campo no Botafogo/RJ e conta com passagens por Atlético Goianiense, Bahia, Coritiba, Vitória e Avaí. Como auxiliar técnico, Barroca trabalhou no Corinthians, Vasco e Fluminense. O comandante trabalhou ainda na Seleção Brasileira Sub-20, como auxiliar técnico, na comissão de Rogério Micale, entre os anos de 2016 e 2017, e Carlos Amadeu, nas temporadas 2018 e 2019.
Eduardo Barroca foi Campeão Brasileiro Sub-20 pelo Botafogo/RJ, em 2016, e subiu da Série B para a A com Atlético Goianiense, na temporada 2019, e Bahia, em 2022.
“É um sentimento de muito orgulho ter a possibilidade de ser treinador de um gigante do futebol brasileiro, principalmente pela torcida que tem e pela representatividade. Eu vou ter um compromisso muito grande de dedicação plena para que o Ceará conquiste seus objetivos nessa temporada”, disse o novo treinador alvinegro.
O primeiro compromisso de Barroca à frente do Alvinegro é diante do ABC, no domingo, 30, às 18h, no Frasqueirão, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
SAÍDA DE MORÍNIGO
A diretoria alvinegra anunciou a saída de Morínigo após 24 partidas. No percurso, foram 14 vitórias, cinco empates e cinco derrotas – um aproveitamento de 65,2%. “O Ceará S.C informa que o técnico Gustavo Morínigo, 46 anos, não é mais treinador do Clube. A decisão foi tomada em comum acordo com o profissional. O Alvinegro agradece pelos serviços prestados e deseja sorte em sua trajetória. O técnico esteve à frente da equipe em 24 jogos”, disse a diretoria, em nota.
Também deixaram o clube o auxiliar técnico Diosnel Burgos e o preparador físico Martins Paolorosso.
Mesmo tendo chegado à final do Campeonato Cearense, eliminado o maior rival, o Fortaleza, na semifinal da Copa do Nordeste, e com chances claras de levantar a taça – precisando apenas de um empate diante do Sport para isso –, o Vozão vem de dois péssimos resultados no Brasileirão Série B, principal competição de seu calendário em 2023. A equipe perdeu para o Ituano (2 a 0) e Guarani-SP (3 a 0), no sábado, 22. Nos últimos cinco jogos, foram uma vitória, um empates e três derrotas.
Após o ABC pela Série B, o Vozão decide a final do Nordestão, na próxima quarta-feira, 3 de maio, contra o Sport – a primeira partida, no Castelão, terminou com vitória dos donos da casa por 2 a 1. O confronto decisivo ocorre às 21h, na Ilha do Retiro.
