Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza o projeto de lei ordinária que garante o acesso gratuito a menores de 12 anos, acompanhados do pai ou responsável, em eventos esportivos em Fortaleza. A proposta é do vereador Danilo Lopes (Avante). Segundo a matéria, para ter direito à gratuidade, o responsável deve apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento comprovando a menoridade do beneficiário.
A proposta vale para estádios, ginásios ou estruturas montáveis de eventos municipais, nacionais e internacionais realizados na capital cearense.
Nos últimos dias, torcedores do Fortaleza protestaram após a diretoria cobrar ingressos meia-entrada de crianças a partir de dois anos de idade em jogo no Castelão. Após o ocorrido, o presidente Marcelo Paz se desculpou e disse que iria “corrigir o erro”. Na mesma semana, o rival, Ceará, lançou um sócio-torcedor “Netinhos do Vovô”, que oferece entrada gratuita para crianças de até 12 anos.
Na justificativa ao projeto, Danilo destaca que a presença de crianças em eventos esportivos é um dos principais estimuladores da prática esportiva. “A participação esportiva deve ser influenciada desde a infância e contribui enormemente para o desenvolvimento social e físico das crianças. Os incentivos devem começar desde cedo, estimulando a criança a realizar esportes que lhe proporcionem prazer, de forma lúdica”, afirmou o vereador.
A matéria foi encaminhada, juntamente com outros sete projetos, às Comissões Técnicas para apreciação dos vereadores. Entre os textos, está o requerimento n° 2429/23, que solicita uma audiência pública para discutir a ampliação do novo Ensino Médio em Fortaleza. As indicações aprovadas são encaminhadas ao Executivo, que pode acolher as propostas e enviar à Câmara Municipal em forma de projeto de lei.
